Ferro e vitamina C: A união nutricional que é poderosa para o nosso organismo!

Uma das mais poderosas combinações nutricionais para a nossa saúde é a união do ferro e vitamina C. Presente nos mais diversos alimentos, os dois elementos potencializam os seus benefícios, favorecendo as funções do nosso organismo. Saiba mais sobre essa incrível parceria!
Uma das mais poderosas combinações nutricionais para a nossa saúde é a união do ferro e vitamina C. Presente nos mais diversos alimentos, os dois elementos potencializam os seus benefícios, favorecendo as funções do nosso organismo. Saiba mais sobre essa incrível parceria!
Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada é necessário ingerir uma boa dose de nutrientes importantes para o nosso bem-estar. E, em relação a isso, certas combinações de substâncias tendem a nos beneficiar ainda mais, quando inseridas de maneira correta, em nosso dia a dia. Esse é o caso do complemento "ferro e vitamina C", uma dupla infalível que potencializa a nossa saúde da maneira mais natural e funcional possível. Entenda!

A interação de certos alimentos pode promover uma maior biodisponibilidade no organismo, isto é, uma melhor absorção dos nutrientes disponíveis nos ingredientes. A união de vitaminas e minerais, como é o caso, respectivamente, da vitamina C e do ferro, é bem conhecida, tanto que pode ser conseguida em um dos mais tradicionais pratos da culinária brasileira: a feijoada!

"São muitos os benefícios vindos dessa união. Podemos destacar um dos exemplos mais comuns: a laranja na feijoada. Por conter vitamina C, a laranja é essencial para manter o sistema imunológico em dia e, como a fruta é também antioxidante, seu consumo evita o processo natural de perda de ferro pelo organismo, adquirido no consumo do feijão", explica a nutricionista Daniella Chein, ressaltando, no entanto, a necessidade de uma orientação profissional antes do consumo, já que essa absorção pode aumentar ou diminuir.

Como o Ferro e a Vitamina C atuam juntos em nosso organismo?

O ferro, por si só, é um mineral essencial para o bem-estar do nosso organismo. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, atuando no nosso sistema imune, e também está diretamente ligado na conversão do açúcar do sangue em energia. "Podemos encontrar o mineral nas carnes vermelhas, gema de ovo, ostra, tofu, cereais, vegetais verde-escuros, como alface, espinafre e brócolis, frutas secas, oleaginosas como castanhas e nozes e grãos como a ervilha, feijão e o milho", indica a nutricionista.

Já a vitamina C é um potente ativador da absorção do ferro. Seus poderes ajudam a combater o estresse, evita o envelhecimento precoce das células e a propensão de doenças oftalmológicas. Frutas cítricas são bons exemplos de fontes de vitamina C.

"A absorção do ferro é melhor quando ele está na forma "heme", que é aquele presente nos alimentos de origem animal. Porém, alguns alimentos como a couve e o feijão, possuem o ferro não heme, que é menos absorvido pelo organismo. Por isso usamos a vitamina C junto a esses alimentos, para aumentar a absorção do ferro", reitera a profissional que deixou dicas para melhorar essa integração:

5 dicas para o consumo adequado de ferro e vitamina C

- Consuma frutas ricas em vitamina C juntamente com os alimentos ricos em ferro;

- Evite tomar leite e derivados juntamente nas refeições principais, pois o cálcio, já que ele diminui a absorção do ferro;

- Tomar café e chás juntamente com alimentos ricos em ferro, também retarda esse processo, pois contém substâncias chamadas polifenóis que reduzem a absorção do mineral.

- O uso constante de medicamentos contra a azia é prejudicial, pois o ferro é melhor absorvido com a acidez do estômago;

- Acrescente na sua alimentação alimentos ricos em fruto-oligossacarídeos, como soja, alcachofra, aspargos, escarola, alho e banana.

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