Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Radicais livres: o que são e como os antioxidantes combatem seu excesso no corpo
Guia Culinário 25/04/2018

Radicais livres: o que são e como os antioxidantes combatem seu excesso no corpo

Quem costuma ler sobre alimentação saudável sabe que os antioxidantes são muito importantes porque combatem os terríveis radicais livres. Mas afinal, por que eles são tão temidos assim? Para responder essa pergunta é preciso compreender como eles agem no nosso corpo e como podem trazer consequências negativas quando aparecem em grandes quantidades no organismo.

O que são radicais livres

Os radicais livres são moléculas produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigênio. Pois é, elas não são nenhum agente invasor e podem viver muito bem em nosso organismo sem fazer mal algum, pelo contrário: existem justamente para ajudar a combater ameaças externas. Mas não se deixe enganar, porque elas podem ser realmente maléficas ao nosso corpo. Isso porque são instáveis, podendo se associar com outras moléculas e fazendo com que essas passem pelo processo de oxidação, algo que é realmente perigoso.

O que ocorre com as células oxidadas?

A oxidação molecular danifica a membrana e consequentemente a estrutura da célula, o que pode acarretar em diversos problemas para o nosso corpo, como gerar o envelhecimento precoce, já que as células se desgastam mais rapidamente. Isso pode provocar o aparecimento de doenças que costumam ser mais comuns em pessoas mais velhas, como é caso da artrite e da catarata. Mas não pense que para por aí, pois em casos mais extremos os radicais livres podem ser os causadores, por exemplo, do AVC, o Acidente Vascular Cerebral, do mal de Alzheimer ou mesmo do câncer, que nada mais é do que uma célula defeituosa que se propaga de forma rápida.

Fatores externos contribuem para o aumento dos radicais livres

Como os radicais livres são produzidos pelo nosso corpo, nós possuímos enzimas que nos ajudam a acabar com o seu excesso e a manter o corpo estável. O problema é que fatores externos podem fazer com que o número dessas moléculas se torne consideravelmente maior, e com isso não tenhamos como nos livrar de todas elas. De uma forma geral o aumento no número de radicais livres está associado a um estilo de vida nada saudável, como o consumo de álcool, cigarro ou mesmo de comidas muito gordurosas ou com aditivos químicos. Além disso, a poluição das grandes cidades, o estresse ou mesmo a radiação podem fazer com que os radicais livres apareçam em excesso no corpo.

Fazer exercícios e ter uma dieta rica em antioxidantes são hábitos que ajudam a combater os radicais livres

Se hábitos ruins fazem com que o número dessas moléculas cresça, ter uma vida mais saudável fará com que seu número volte à normalidade. Para isso é preciso praticar exercícios regularmente e possuir uma alimentação saudável e rica em antioxidantes. Esses agentes são muito importantes para o nosso corpo porque fortalecem o sistema imunológico, permitindo que o corpo consiga combater os radicais livres com mais eficácia. Sim, é por esse motivo que consumir alimentos que possuem um forte fator antioxidante ajuda a prevenir os mais diversos tipos de doenças, como é o caso do câncer. Eles são encontrados principalmente nas vitaminas A, C e E, além de estarem presente em minerais como zinco e selênio. Portanto, alimentos orgânicos como frutas cítricas, peixes e vegetais com coloração verde-escura (como couve e espinafre) são muito bem-vindos.