Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suco verde, amarelo, vermelho: qual é a diferença nutricional entre eles?
Guia Culinário 11/09/2017

Suco verde, amarelo, vermelho: qual é a diferença nutricional entre eles?

Verde, vermelho, amarelo… Qual é o suco detox que você mais gosta? Perfeitos para os seguidores de uma alimentação saudável, essas bebidas possuem efeitos fantásticos no corpo, ajudando, principalmente, a eliminar toxinas, limpar o organismo, e dar mais força, ânimo e energia ao dia a dia. Porém, dentre tantas opções, você sabe quais são as diferenças nutricionais entre elas? O fato que, além da cores, dos aromas e sabores, cada suco tem suas particularidades e benefícios para a o nosso consumo regular.

A palavra “detox” refere-se à desintoxicação, ou seja, quando ingerimos esse tipo de bebida, acontece uma verdadeira limpeza geral em nosso organismo. Composto por ingredientes naturais e repletos de vitaminas e minerais, esses sucos se tornam opções leves, saborosas e saudáveis, ajudando a completar o quadro nutricional necessário para o fortalecimento, a defesa e as demais funções do corpo.

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, os sucos detox podem ser preparados das mais diversas maneiras, com diferentes combinações, harmonizações e ingredientes, utilizando ingredientes como frutas, legumes, verduras, grãos e sementes.

Sucos detox: vermelho, verde ou amarelo? Qual é o melhor para a saúde?

– Suco vermelho: Podendo ser feito com tomates, beterraba ou as famosas “red berries”, por exemplo, combinações não faltam para deixar sua bebida bem vermelhinha e saborosa. Na receita sugerida pela nutricionista, por exemplo, nós podemos juntar a melancia e o morango, duas frutas saudáveis e saborosas, que promovem saciedade e bem-estar.

“Essas frutas são ricas em licopeno, um antioxidante que tem ação “sequestrante” de radicais livres, protegendo a dupla camada lipídica das células de danos estruturais e estimulam a função do sistema imunológico. Essa substância atua também na oxidação do colesterol e na diminuição do risco de câncer de próstata“, explica a profissional.

– Suco amarelo ou laranja: Grande parte das frutas cítricas possuem colorações amareladas ou alaranjadas, assim também como vegetais, como o milho, a cenoura e a abóbora. Esses ingredientes têm como destaque a presença de uma substância conhecida como betacaroteno, essencial para diversas funções do corpo e que é convertida no organismo na forma de vitamina A. A união de melão com maracujá, por exemplo, é uma potente dupla para prevenir gripes e resfriados, além de ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

“É uma bebida rica em vitamina C, que previne o escorbuto (deficiência da substância). É importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos. É essencial também para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano”, analisa Carine Rodrigues.

– Suco verde: Sejam plantas, folhas, frutas, os alimentos esverdeados são sinônimos de vitaminas, minerais e agentes antioxidantes. Ingredientes como acelga, aipo, alface, couve, maçã verde e limão, favorecem o bom funcionamento do intestino, a digestão, e ainda controlam a sensação de fome excessiva, possibilitando o emagrecimento natural e saudável. Para um bom suco verde, a nutricionista indica a combinação maçã verde com limão:

“Essa união é rica em fibras solúveis que ajudam no controle do colesterol e da glicose sanguínea no organismo, e vitamina C que também possui ação antioxidante”, completa a profissional.

Mais opções – Você ainda pode acrescentar aos seus sucos, ingredientes como o gengibre, hortelã, sementes de chia, linhaça, que elevam o poder nutricional e dão novos sabores para as bebidas.

Qual suco escolher para cada momento do dia?

Os sucos detox são boas alternativas para a ingestão de vegetais e frutas, principalmente para as pessoas que possuem dificuldade para inserir esses alimentos no dia a dia. Por isso, sempre que possível, adicione qualquer um deles no intervalo das suas refeições. Eles ajudam a equilibrar o organismo, fornecem energia e, para quem deseja perder uns quilinhos, os sucos também podem ajudar.

“Não há restrição de consumo para esses sucos desde que consumidos de forma adequadas, dentro de uma dieta equilibrada. Também deve-se evitar a adição de açúcares e coar os sucos”, finaliza Carine.