Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vitamina C: Conheça quatro benefícios deste poderoso antioxidante
Guia Culinário 05/05/2015

Vitamina C: Conheça quatro benefícios deste poderoso antioxidante

A vitamina C é muito conhecida pela sua capacidade de proteger o corpo contra gripes e resfriados. Mas existem outros benefícios desse nutriente que não são muito falados. Uma boa dica é que esta vitamina auxilia o corpo a absorver o ferro, e também é capaz de manter a integridade do tecido epitelial, ou seja, a ingestão de vitamina C colabora para manter a pele com aspecto jovem e saudável, com sua ação antioxidante.

As vitaminas entram em uma categoria de nutrientes essenciais que o organismo ou não consegue produzir ou produz em quantidades insuficientes. Por isso, é importante a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, a falta de destas pode ocasionar complicações graves no corpo. A vitamina C, assim como as outras da mesma categoria, são, segundo a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila, nutrientes reguladores, assim como as fibras e sais minerais: “As vitaminas participam de várias reações químicas no corpo ajudando em sua regulação”.

Confira os quatro benefícios da vitamina C!

1 – Melhora da imunidade: A vitamina C estimula uma maior produção de glóbulos brancos, células que tem a função de combater micro-organismos estranhos do corpo, fazendo parte do sistema imune. Esse nutriente regulador ainda aumenta a produção de anticorpos, o que deixa o corpo menos suscetível a contrair doenças.

2- Ajuda contra o estresse: pesquisadores alemães fizeram um estudo com 120 pessoas, as submetendo a momentos estressantes. Uma metade recebeu 1000 mg de vitamina C e relataram estar se sentindo menos estressados. A razão disso seria que esse nutriente cessa a secreção de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse. Este hormônio seria responsável por mostrar ao resto do corpo que o indivíduo está estressado.

3 – Combate o envelhecimento precoce: A vitamina C é um potente antioxidante. Este ajuda a neutralizar as ações dos radicais livres, evitando que haja uma degeneração mais acelerada da pele.

4- Previne a anemia: A vitamina C, por ajudar na absorção de ferro no organismo, é capaz de prevenir assim casos de anemia. Isso acontece pois a ação antioxidante do nutriente é capaz de modificar a estrutura do mineral, fazendo com que ele fique mais fácil de ser absorvido.

Onde encontrar a Vitamina C?

A vitamina C pode ser encontrada, em grande quantidade, nos alimentos abaixo:

– Acerola

– Laranja

– Maracujá

– Limão

– Abacaxi

– Tangerina

– Kiwi

– Morango

– Aspargos

– Beterraba

– Abacate

– Agrião

– Alface

– Tomate

– Uvas