Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 lanches veganos supernutritivos para comer a qualquer hora
Guia Culinário 28/07/2020

6 lanches veganos supernutritivos para comer a qualquer hora

Às vezes pode parecer difícil seguir uma dieta vegana e ter tempo para preparar lanches sem ingredientes de origem animal durante a correria do dia a dia. Mas, acredite, é possível fazer ótimos pratos sem perder tempo na cozinha. Por isso, nós separamos 6 opções de lanches veganos supernutritivos para comer a qualquer hora. Dá uma conferida!

1. Bruschetta de tomate é um lanche vegano simples e fácil de preparar

Um dos lanches mais tradicionais da Itália, a receita de bruschetta de tomate é ótima alternativa para comer um lanchinho nutritivo, saudável e sem ingredientes de origem animal. Olha como é fácil: basta separar duas fatias de pão italiano (ou pão integral, rico em fibras), 2 tomates orgânicos maduros e cortados em cubinhos, 1 dente de alho amassado + azeite, orégano, pimenta-do-reino e folhas de manjericão a gosto.

Para preparar a receita, regue as fatias de pão com azeite e leve ao forno até ficarem bem douradinhas. Enquanto isso, misture todos os ingredientes em um recipiente (exceto as folhas de manjericão), coloque a mistura por cima das fatias de pão, finalize com o manjericão e leve ao forno novamente por 5 minutos. Sirva enquanto ainda está quentinho!

2. Chips de batata-doce é fonte de vitamina E, antioxidantes e fibras

Os chips de legumes e hortaliças são um dos snacks mais fáceis de fazer para comer como lanche! Além de serem saudáveis e supernutritivos, eles também são veganos e podem ser preparados rapidamente. Nesse caso, a nossa sugestão é preparar os chips de batata-doce – um tubérculo rico em fibras, antioxidantes e vitamina E. Basta cortá-la em fatias bem fininhas (parecidas com chips), misturar os seus temperos favoritos e colocar em uma assadeira untada com uma boa quantidade de azeite. Depois é só levar ao forno preaquecido e esperar até que elas estejam bem sequinhas e crocantes.

3. Snack de grão-de-bico crocante possui vitaminas, proteínas cálcio e fibras

Fonte de fibras, vitaminas B, C, E e K, cálcio e proteínas, o grão-de-bico também é uma ótima opção de lanche vegano para comer quando a fome aperta! Você pode preparar, por exemplo, um snack de grão-de-bico crocante e consumi-lo em forma de petisco. É só colocar 2 xícaras do alimento numa assadeira regada com bastante azeite, temperar com especiarias – como pimenta-do-reino, páprica picante ou curry – e levar ao forno por mais ou menos 35 minutos. Não tem erro!

Dica: Você também pode recorrer a snacks de grão-de-bico prontos para não perder tempo na cozinha – eles costumam ser deliciosos e também podem ser uma opção nutritiva.

4. Pão de queijo vegano é rico em fibras, vitaminas e elastina

Que tal preparar um pão de queijo vegano bem quentinho para o café da tarde? A receita acompanha 2 xícaras cheias de mandioquinha, 1/2 xícara de polvilho doce, 1/2 xícara de polvilho azedo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1/2 xícara de água quente, 4-5 colheres (sopa) de óleo vegetal e sal a gosto. Ela é rica em vitaminas A e C, fibras alimentares e uma boa quantidade de elastina – proteína presente nos óleos vegetais que retarda o envelhecimento da pele.

Para prepará-la, comece fazendo um purê de mandioquinha simples (sem ingredientes adicionais). Depois, misture os polvilhos, o fermento, o óleo, o sal e a água quente em um recipiente até formar uma massa homogênea. Acrescente o purê, misture mais uma vez e separe em porções pequenas fazendo o formato do pão de queijo. Leve as bolinhas para uma forma antiaderente e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos a 180°C.

Dica: Para otimizar o tempo na cozinha, uma boa dica é apostar no pão vegano sabor queijo Taeq. Ele é feito com fécula de mandioca, batata e mandioquinha e, por ser pré-preparado, pode ir diretamente para o forno – o que economiza um bom tempo na cozinha!

5. Bolinho de banana é um lanche prático e nutritivo

Que tal preparar um bolinho de banana para comer como lanche vegano? A receita é feita com ingredientes nutritivos como banana, aveia e linhaça e pode ser preparada facilmente. Tudo o que você precisa é de 1 banana madura, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça, 1/2 xícara da farinha de aveia, 2 colheres (sopa) óleo de coco sem sabor, 1/2 xícara leite vegetal, 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha, 3 colheres de sopa açúcar demerara e 2 colheres (chá) de fermento em pó.

Bata os ingredientes no liquidificador (exceto o fermento), acrescente-o posteriormente misturando com uma espátula e despeje a massa em forminhas pequenas e individuais. Asse por mais ou menos 25 minutos e espere esfriar para desenformar!

6. Brownie vegano é uma boa opção de doce saudável para comer no lanche

Sabe aqueles doces veganos deliciosos que você pode jurar que foram feitos com chocolate? Então! O brownie vegano é um bom exemplo desses casos. Ele não possui ingredientes de origem animal e é uma boa opção de doce para comer na hora do lanche!

Para fazer o brownie, você vai precisar de 1 xícara de água, ½ xícara de óleo de coco sem sabor, 1 xícara de farinha integral (pode ser de arroz, aveia ou a que você preferir), 3 colheres (sopa) de farinha de linhaça, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de cacau em pó, 1 colher (chá) de fermento, 1 colher (chá) de sal e 1 xícara de castanha-do-pará triturada.

Basta misturar todos os ingredientes secos em uma tigela (farinhas, cacau, fermento, açúcar e sal), acrescentar o óleo e a água, misturar bem, e depois adicionar a castanha. Transfira o conteúdo para uma assadeira untada com óleo de coco e farinha integral e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos na temperatura mais baixa.