Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 maneiras para otimizar o tempo na cozinha. Descubra como agilizar a sua vida!
Movimente-se 06/01/2017

5 maneiras para otimizar o tempo na cozinha. Descubra como agilizar a sua vida!

Cozinhar é um ato de amor, mas, que nem sempre temos o tempo necessário, ou que gostaríamos, para passar na cozinha. Os dias corridos, horários e obrigações da semana cobram da gente algumas soluções rápidas, simples e criativas, até mesmo quando falamos em nossa própria alimentação. Por isso, com organização, é possível otimizar o tempo na cozinha, sem perder a mão nas preparações!

Mais do que optar pela praticidade dos alimentos, alguns pequenos segredinhos culinários podem ajudar a facilitar as coisas na hora de preparar sua refeição. Segundo o chef de cozinha Bruno Barreto, manter a cozinha organizada é um dos primeiros passos:

“Imagine a seguinte cena: Você tem que fazer um jantar para a família toda hoje e está com pouco tempo de preparar as coisas. Para piorar a situação você precisa da sua tigela, mas não sabe onde ela está… Complicado, não é? Por essa e por outras, mantenha a cozinha sempre arrumada e organizada a fim de você saber onde se encontra cada utensílio ou ingrediente que irá usar. Isso pode poupar mais tempo do que você imagina”, analisa o profissional que destaca outras dicas. Confira!

Como otimizar o seu tempo na cozinha?

1 – Leia com atenção a receita: Muitas vezes na pressa só “passamos o olho” e não lemos com atenção tudo o que deve ser feito na preparação. Esse é um passo importantíssimo, pois podemos nos programar certinho e com isso não perder tempo na hora de montar, preparar e servir.


2 – Esteja com a louça sempre limpa:
Nem todo mundo gosta de lavar a louça e muitas vezes isso pode se tornar uma tarefa cansativa (Principalmente depois de ficar horas na frente de um fogão). Sem contar que, muitas vezes, a louça suja na pia atrapalha algum espaço que você precisaria para fazer uma receita. Então, sempre tente ao máximo deixar toda a louça limpa para não ter problemas, e para te livrar de um cansaço desnecessário de sujeira depois.

3 – Adiante tudo o que puder preparar: Algumas vezes nos deparamos com receitas que nos pedem para fazer muitas coisas juntas, e no final de tudo fica meio complicado darmos conta sozinhos de tudo. Por isso, a melhor coisa a se fazer nessa hora, seria separarmos a receita. O chef Bruno Barreto explica:

“Pense que temos uma sopa de legumes para fazer no jantar. Ao invés de cortarmos tudo na hora, botar a água ou o caldo para ferver e só depois começar a sopa, por que não cortarmos tudo mais cedo e separarmos em potes para mais tarde? Poupamos tempo e esforço assim. A mesma coisa vale para preparações onde temos que deixar algo na geladeira até ter determinada consistência. Uma dica simples que pode lhe adiantar muito o seu trabalho”, analisa o profissional.

4 – Estude a receita: Um dos grandes segredos para deixar o seu prato perfeito é saber exatamente de tudo. Técnicas, tempo de preparação, montagem e finalização são passos que podem deixar sua receita um sucesso. Estude sempre qualquer preparação que for fazer, pois ali podemos nos deparar com técnicas que nunca usamos antes, tempos que temos que programar bem, montagens e finalizações complicadas que precisaremos ter bastante atenção para executar da melhor maneira possível.

5 – Conheça o tempo da sua cozinha: Outro passo necessário quando cozinhamos qualquer coisa, é saber o tempo e a potência de nossos eletrodomésticos, como o forno micro-ondas. “Muitas vezes pegamos uma receita que está escrito 1 hora a 200ºC em um forno pré aquecido, por exemplo, quando fazemos no nosso forno esse tempo pode diminuir ou até aumentar. Cada eletrodoméstico tem um tempo e uma potência diferente, por isso é sempre bom sabermos qual é a nossa para não cometer erros”, finaliza o profissional.