Alimentação vegana: saiba como substituir a carne no cardápio do dia a dia

O veganismo, além de uma prática alimentar, é uma filosofia de vida que busca preservar as espécies animais. Por isso, o cardápio é baseado em vegetais
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A filosofia de vida vegana é uma das práticas que mais cresce no mundo. Além da alimentação, que restringe totalmente o consumo de ingredientes de origens animais, ações políticas e sociais pela a preservação das espécies e a sustentabilidade são causas importantes para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Em relação às dietas, a cozinha vegana também se aprimora a cada dia, com adaptações de receitas e cardápios deliciosos de pratos naturais, saudáveis e muito nutritivos.

Diferente da alimentação vegetariana, o veganismo excluiu qualquer alimento de origem animal, seja a carne, ovos ou produtos derivados, como os laticínios (iogurte, queijos, etc). A base de consumo consiste em apenas ingredientes plantados e colhidos da terra, 100% naturais, orgânicos, como frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e cereais. Por isso, para manter um cardápio funcional e atendendo todas as demandas nutricionais de uma pessoa, o prato vegano precisa incluir o máximo de vegetais, ser bastante equilibrado e muito colorido.

Veja, abaixo, dentre as nossas sugestões da semana, algumas opções perfeitas e os seus benefícios para a saúde. Clique nos links assinalados em cada receita para saber o tempo e modo de preparo, os ingredientes necessário, além dos valores nutricionais de cada prato.

Cardápio vegano: receitas práticas e ricas em proteínas vegetais

01 - Hambúrguer orgânico de arroz integral com palmito: Sim, você leu bem: hambúrguer. Apesar de ser um dos pratos de carne mais conhecidos de todos, esse sanduíche também pode ganhar uma versão vegana. Dentre as nossas receitas do dia a dia, nós apresentamos uma opção com o hambúrguer feito com arroz branco e palmito. Porém, as alternativas são diversas: pode ser feito com lentilha, grão de bico, etc... É só usar a criatividade e apurar o paladar.

02 - Patê de grão de bico: Esse delicioso acompanhamento para torradinhas integrais e outros petiscos saudáveis, é feito apenas com ingredientes naturais, por isso, pode fazer parte tranquilamente do cardápio vegano. Vale ressaltar que nessas receitas, as combinações de molhos e temperos são importantes para dar mais consistência e sabor aos pratos.

03 - Chapati de legumes: Esse pão, originário da culinária indiana, pode ser feito das mais diversas formas e com diferentes acompanhamentos. Por isso, em nossa receita, não utilizamos nenhum ingrediente de origem animal. Apenas vegetais, como cenoura, palmito, abobrinha e cebola. Além disso, o prato contém quinua e linhaça, dois grãos superpoderosos e que fazem uma complementação importante de fibras e proteínas à iguaria.

04 - Panini orgânico: Tradicional da rica gastronomia italiana, essa espécie de sanduíche também pode ganhar ingredientes mais saudáveis. Aqui, em nossa versão "abrasileirada", utilizamos o pão à base de mandioquinha, uma rica fonte de carboidratos, sem glúten, lactose e com poucas calorias. Azeitonas verdes, tomates e abobrinhas orgânicas completam o recheio dessa delícia.

05 - Espaguete caseiro com ragu de legumes: Mas, o ragu não é um molho com carne? Não se o seu cardápio for vegano. Nessa massa maravilhosa, o macarrão integral é acompanhado por um ragu feito com berinjela, abobrinha, brócolis e molho de tomate orgânico. É simplesmente irresistível.

06 - Tabule quente de arroz integral: Esse é um encontro de sabores muito interessante para quem quer começar a sentir o gostinho da culinária vegana. Além do arroz integral, a receita possui uma harmonização com salsa orgânica, cebola roxa, castanhas do Pará, banhados em fios de azeite extra virgem, a versão mais saudável desse produto.

Receitas:
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