Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Descubra as vantagens do pão integral e incorpore mais saúde à sua rotina
Guia Culinário 17/11/2014

Descubra as vantagens do pão integral e incorpore mais saúde à sua rotina

É verdade que o pão branco ainda é o mais consumido no Brasil, mas o pão integral já conquistou uma legião de fãs por todo país. A massa dele é muito mais rica em fibras, vitaminas e minerais. Ao optar pelo pão integral, o corpo ganha benefícios incontáveis, porque este tipo de pão tem menos açúcares e gorduras, o que ajuda na função intestinal e aumenta a sensação de saciedade após a refeição.

A nutricionista Juliana Saldanha explica que atualmente há diversas opções de pães legitimamente integrais disponíveis no mercado. “Os pães integrais são aqueles que têm como primeiro ingrediente a farinha de trigo integral. Os outros podem ser chamados de pães enriquecidos com fibras, mas não integrais”, ressalta. Além disso, ela dá algumas dicas para quem quer enriquecer a rotina alimentar e desfrutar dos benefícios da farinha integral, em sanduiches que podem substituir refeições.

Alguns tipos de pães integrais

• Pão integral Light: melhor opção quando o objetivo é perder peso, tendo por volta de 35 calorias por fatia, dependendo da marca.

• Pão integral com grãos: tem um maior teor de fibras por causa dos grãos. O de 7 grãos tem por volta de 50kcal por fatia, o de 9 grãos tem por volta de 60kcal. Já o de 12 grãos tem mais ou menos 80kcal por fatia, mas em compensação tem mais fibras.

• Pão de centeio integral: muito útil quando o assunto é o funcionamento do intestino, e só tem cerca de 60kcal por fatia.

• Pão integral com linhaça: a linhaça é uma semente rica em ômega 3, nutriente que auxilia e previne doenças cardiovasculares. Tem apenas 60kcal por fatia.

• Pão integral com aveia: a aveia ajuda muito na redução do colesterol ruim, o pão é uma boa opção para quem precisa diminuir a taxa. Além disso, ele tem apenas 60kcal por fatia.

Outra dica da nutricionista é priorizar alimentos proteicos magros na hora de rechear o sanduíche de pão integral. “Quando for a hora do lanche, por exemplo, o uso de queijos brancos, pastas de soja , cream cheese ou requeijão light são as melhores opções”. E ela também ressalta que antes de fazer exercícios, ao escolher se alimentar de sanduiche, o ideal é optar por ovos cozidos, frango desfiado ou atum com salada para complementar o pão.

Fonte: Livro dos Alimentos, por Paulo Eiró Gonsalves, MG Editores, 2002.