Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 17/01/2020

Espinafre refogado, cru e a vapor: como preparar o vegetal de diferentes formas

Incrementar o seu cardápio diário com espinafre, é investir em superalimento cheio de vitaminas, fibras e muito, muito ferro! Se você ainda tinha alguma dúvida de como incluir o espinafre na sua alimentação diária, saiba que tem como prepará-lo cru, cozido a vapor, refogado e ainda agregá-lo a diversas receitas. Dá uma olhada!

Aproveite os benefícios do espinafre cru para preparar saladas altamente nutritivas

Essa é a forma mais saudável de incluir o espinafre no seu cardápio. Com o espinafre sem nenhum tipo de preparo, é possível combiná-lo com queijo, tomates, temperos, proteínas e vários outros ingredientes.

Que tal preparar uma saborosíssima salada de espinafre, tomate seco, queijo parmesão, azeite e o caldinho de um limão tahiti? Tudo o que você precisa é começar higienizando muito bem o vegetal antes de qualquer procedimento. Depois, destaque as folhas do espinafre (reserve o talo para uma outra receita), coloque-as em uma tigela e corte o parmesão em lascas.

A última etapa consiste em regar o espinafre com limão e azeite, adicionar o tomate seco o queijo na tigela e misturar tudo (com cautela!). Se quiser, tempere com sal e um pouco de pimenta-do-reino.

Dica: O espinafre combina muito bem com queijo gorgonzola, ricota, tomates frescos, cogumelos e ovos. Apenas lembre-se que o ferro e o cálcio competem pela absorção no organismo, então se você possui anemia é melhor excluir o queijo das receitas com folhas verde-escuras.

Faça um delicioso refogado de espinafre com alho

Uma das melhores maneiras de preparar qualquer vegetal ou legume é através da técnica do refogado. Com ela você reaproveita alguns alimentos perdidos na geladeira – mesmo que eles estejam congelados – e ainda desfruta de sabores e aromas incríveis.

Para preparar essa mistura, separe 1 maço de espinafre, azeite extra virgem ou manteiga, 4 dentes de alho e sal. Primeiro, limpe o vegetal e separe todas as suas folhas. Depois, descasque os dentes de alho, corte-os em pequenas fatias e regue uma frigideira (de tamanho médio para grande) com azeite. Caso você opte pela manteiga, um pequeno quadradinho do ingrediente já basta.

Quando o azeite estiver aquecido, coloque o alho e mexa por 1 minuto (o ideal é que ele não fique douradinho e nem completamente cru). Passado esse tempo, acrescente as folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e espere refogar por 2 ou 3 minutos. Depois é só retirá-lo do fogo e servir.

Obs.: O segredo da receita é não cozinhar o espinafre por muito tempo – o vegetal deve murchar, soltar uma aguinha, mas manter a sua coloração forte. Quanto mais tempo de no fogo, mais amargo o gosto fica.

Dica: Aproveite essa forma de preparo para fazer um creme de espinafre supersaboroso.

Cozinhe o espinafre a vapor e preserve todos os seus nutrientes

Não é que preparar um refogado desperdice nutrientes, mas cozinhar vegetais no vapor é a melhor maneira de garantir que todos eles permanecerão ali. E se tem algo que não deve ser jogado fora, são os benefícios das folhas verde-escuras.

O modo de preparo é bem simples: você pode optar por cozinhar o alimento em um cuscuzeira – ideal para esse tipo de preparo – ou através da velha técnica de banho-maria. E o melhor de tudo é que você consegue aproveitá-lo integralmente.

Basta encher o fundo da cuscuzeira com água, colocar o espinafre sobre a grade com furos, tampar a panela e esperar a água ferver em fogo alto. Quando começar a soltar o vapor, marque 5 minutos no relógio e fique de olho no vegetal de vez em quando. Depois é só escorrer o alimento e está prontinho para servir. Ah, e não se esqueça de lavar o vegetal antes do preparo!

Dica: Depois de pronto, tempere-o com sal, pimenta-do-reino, azeite e o que você quiser. O espinafre cozido a vapor também pode ser utilizado para preparar um delicioso arroz verde.