Espinafre, ervilha e brócolis congelados: sabor e nutrientes para o dia a dia

Congelar os alimentos é uma forma prática e econômica de ter sempre produtos saudáveis à sua disposição. Para descongelar, basta refogá-los com alho, cebola e azeite!
Congelar os alimentos é uma forma prática e econômica de ter sempre produtos saudáveis à sua disposição. Para descongelar, basta refogá-los com alho, cebola e azeite!
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Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

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Quem não gosta de um acompanhamento sempre fresquinho e nutritivo para completar a nossa alimentação saudável? O espinafre, a ervilha e o brócolis são alimentos fontes de importantes nutrientes para o nosso organismo, devem sempre estar presentes nas nossas refeições diárias e nada mais prático do que tê-los disponíveis no nosso freezer para facilitar, não é mesmo? Veja como adquirir os benefícios desses alimentos e a melhor maneira de prepará-los!

Congelar alimentos não é mais "modinha", é uma opção prática para termos importantes nutrientes para o nosso bem-estar, facilitando o preparo no dia a dia e diminuindo a necessidade de ir aos mercados e feiras, o que ajuda até mesmo a economizar. Alimentos congelados também estão sempre fresquinhos e não sofrem alterações na composição nutricional. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o congelamento dos alimentos é saudável e refogá-los ajuda a acrescentar ainda mais nutrientes.

"Para enfatizar o sabor depois de congelado, podemos refogá-lo novamente acrescentando alho e cebola. Dessa forma, vamos unir ainda mais nutrientes ao alimento. Quanto aos benefícios do congelamento, a durabilidade do produto é bem maior do que se colocado somente sob refrigeração", explica a profissional.

Espinafre congelado: sabor e nutrição em um só alimento

Uma das folhas verdes escuras mais conhecidas e consumidas, o espinafre é responsável por fornecer nutrientes como cálcio, ferro e fósforo, além das vitaminas do complexo B, A e K, que ajudam a controlar os níveis da pressão arterial e fortalecem o nosso sistema imunológico.

Segundo Daniella Chein, mesmo depois do congelamento, o espinafre não perde o seu principal mineral: o ferro. "Quando congelamos, uma boa parte das suas propriedades é mantida e, claro, seu sabor. O espinafre possui uma boa quantidade de ferro, que permanece no vegetal mesmo sob congelamento. Ele deve ser congelado depois de cozido, mas é bom deixar esfriar antes de levá-lo ao freezer", analisa a nutricionista.

Brócolis: aproveite o alimento de forma integral

Fonte de fibras alimentares, vitamina C, proteínas e minerais como ferro, cálcio, zinco e magnésio, o brócolis é um alimento que beneficia nosso organismo de uma maneira geral. Ele ajuda a combater o câncer de boca, reduz a pressão arterial e beneficia a nossa saúde cardiovascular. Além disso, não só as flores do brócolis possuem nutrientes: as folhas e talos são ótimas fontes proteicas para a nossa alimentação, por isso, invista na preparação utilizando o vegetal de forma integral. Confira a indicação da nutricionista para o consumo do brócolis congelado.

"O brócolis congelado possui níveis de vitamina C, luteína e betacaroteno mais elevados que o vegetal fresco. Na hora do preparo, combine o brócolis congelado com mostarda, repolho ou rabanete, já que isso aumenta suas propriedades funcionais. Para apurar o sabor após descongelar o brócolis, podemos refogá-lo em azeite, alho e cebola e, para quem gosta, até misturá-lo com outros vegetais, aumentando também os nutrientes na alimentação", ressalta a profissional.

Ervilhas: fonte de fibras e proteínas

A pequena leguminosa faz parte de diversas preparações no nosso dia a dia. Por isso, o congelamento também é uma ótima alternativa para aumentar a durabilidade e poder utilizar as ervilhas por mais tempo e com mais frequência. Usada para saladas, sopas e molhos, a ervilha é fonte de fibras, ferro, zinco, proteínas e vitamina E, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir a anemia e reduzir o estresse. Segundo a nutricionista Daniella Chein, refogá-la é uma boa opção para enfatizar o sabor do alimento.

"A ervilha também pode ser congelada e o ideal, depois de descongelar, é fazer uma sopa com elas, refogando em alho para apurar o sabor. Um grande benefício do congelamento das ervilhas é impedir o crescimento de microrganismos que agridem a nossa saúde", finaliza a profissional.

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