Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 10/09/2019

Talos dos vegetais: 7 opções para incluir no cardápio de forma variada

Para criar receitas cada vez mais diferentes, saborosas e nutritivas, o ideal é tentar usar ao máximo os ingredientes. Alguns talos de vegetais, por exemplo, são ótimos para o preparo de sopas, sucos e saladas. Para que você se inspire a aproveitar 100% os alimentos, nós listamos 7 opções de talos que podem ser comidos e rendem pratos incríveis. Confira e corra para preparar novas receitas!

1. Talo de agrião é fonte de diversas vitaminas e minerais e pode ser usado no preparo de caldos

Além de usar as folhas do agrião para preparar saladas, você também pode usar os talos em outras receitas (em especial, caldos e sopas). Afinal, essa parte do alimento é fonte de vários nutrientes importantes: vitaminas do complexo B, A, C e K, antioxidantes e minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Por isso, o ideal é que você realmente aproveite os talos para consumir todos esses nutrientes.

2. Use talos de espinafre para fazer omeletes, panquecas, risotos e bolinhos de arroz

Para deixar as receitas mais coloridas e nutritivas, outra dica interessante é aproveitar os talos de espinafre. Esse alimento também é rico em substâncias fundamentais, como vitamina A, ferro, magnésio e potássio. Por isso, uma boa dica é usar os talos para preparar omeletes (junto com ingredientes como tomate e pimenta), risotos diferenciados, panquecas e até mesmo bolinhos de arroz.

3. Talos de cheiro-verde também podem ser reaproveitados em molhos e caldos

O cheiro-verde é aquele tipo de tempero que valoriza qualquer prato, né? Ele é composto pelo mix salsinha + cebolinha e fica ótimo no preparo de massas, risotos e molhos. A notícia boa é que, além de usar as folhas, você também pode utilizar os talos para dar mais sabor e deixar os pratos mais nutritivos. A nossa dica é usar esses talos para preparar sopas, caldos e molhos – basta cortá-los em pedaços bem pequenos.

4. Que tal preparar sopas e pastas com o talo da beterraba?

O talo da beterraba também é fonte de nutrientes importantes, como fibras, vitamina A e minerais, como zinco, potássio e magnésio. Por isso, é importante que você não descarte essa parte do vegetal, usando-a no preparo de sopas, caldos e até mesmo pastas para servir como aperitivo. A beterraba é uma raiz altamente nutritiva e, por isso, deve ser totalmente aproveitada na alimentação.

5. Aproveite os talos da cenoura para preparar bolos, panquecas, risotos e pastas

Você também pode aproveitar os talos da cenoura para preparar diferentes receitas (doces e salgadas), como bolos, tortas, risotos, panquecas e pastinhas. O talo da cenoura possui uma grande quantidade de vitaminas, fibras e betacaroteno, um antioxidante importante. Por isso, você pode adicioná-lo sem medo à rotina de alimentação.

6. Talos de brócolis são fontes de vitaminas A, C, B9 e podem ser usados em diferentes receitas

Você sabia que os talos de brócolis também são nutritivos e fáceis de incorporar às receitas? Fontes de vitaminas A, C e B9, eles podem ser usados no preparo de sopas, farinhas, arroz, omeletes e panquecas. Uma boa dica é cortar os talos em pedaços bem pequenos para que eles se misturem bem aos outros ingredientes.

7. Talos de aipo são muito usados pela culinária brasileira

Para preparar risotos e massas mais nutritivos, uma ótima dica é recorrer aos talos de aipo. Esse vegetal é fonte de vitamina A, fibras, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e acrescenta muito sabor às receitas. O talo de aipo, inclusive, é um dos mais usados na culinária brasileira. Ele pode ser preparado de diversas formas: grelhado, recheado, utilizado em risotos e sopas. Fica a dica!

Produtos relacionados