Como refogar vegetais e legumes congelados? Veja 6 dicas práticas e saudáveis!

Saiba como a antiga técnica de refogar alimentos pode ajudar a aproveitar legumes e vegetais congelados em suas refeições do dia a dia!
Saiba como a antiga técnica de refogar alimentos pode ajudar a aproveitar legumes e vegetais congelados em suas refeições do dia a dia!
Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

Hmm... Aquele cheirinho de refogado saindo da panela... Quem resiste? Seja com carnes, legumes ou vegetais congelados, essa antiga técnica, criada para aproveitar e temperar os alimentos que "sobram" na cozinha, até hoje surpreende e traz diversas possibilidades para incrementarmos a nossa alimentação no dia a dia. Veja 6 dicas importantes para refogarmos legumes e vegetais que estão na sua geladeira, de forma natural e saudável, realçando sempre os benefícios nutricionais de cada alimento!

Brócolis, cenoura, couve-flor, abóbora... Não importa. Qualquer vegetal ou legume, mesmo quando estão congelados, podem fazer parte de um bom refogado! É só seguir o manual básico dessa técnica culinária: Uma fritura rápida em fogo alto aonde você acrescenta temperos (alho e cebola, por exemplo), podendo ser acompanhado por um molho. Abaixo, a nutricionista Paola Lisboa mostra como refogar as nossas receitas sempre com muito aroma, sabor e praticidade:

Passo a passo: Aprenda a refogar legumes e vegetais congelados!

1 - Refogar com azeite extravirgem, alho e cebola: Essa união é uma das mais utilizadas na cozinha dos brasileiros. Além de proporcionarem sabor e aroma ímpares, os três ingredientes juntos são responsáveis por impulsionarem o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, e contam com a presença de antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce das células do organismo.

2 - Refogar com manteiga ghee, alho-poró e cebola: Para os intolerantes à lactose e seguidores da alimentação saudável, a manteiga ghee é uma excelente opção na hora do preparo das refeições. Ela é rica em vitamina A, que beneficia a saúde dos olhos e possui propriedades anti-inflamatórias. Já o alho-poró e a cebola, que são fontes de vitamina C, ajudam a manter o bem-estar do nosso sistema imune.

3 - Usá-los no arroz integral: Para montar um prato delicioso e saudável, você pode usar os seus vegetais cozinhando-os juntamente ao arroz integral. Esse tipo de arroz, por si só, é rico em fibras que proporcionam saciedade, evitando a gula e facilitam o trânsito intestinal.

4 -Usá-los no macarrão integral com um molho de tomate caseiro: Muito usadas no nosso dia a dia, as massas integrais são fontes de fibras, vitaminas do complexo B e minerais, que agem tornando o nosso organismo mais saudável. Acrescentar os vegetais e legumes tornará o prato mais saboroso e completo. Experimente!

5 - Cozinhe no vapor e tempere a água para dar mais sabor: Cozer os vegetais e legumes a vapor, além de ser prático e muito rápido, também é uma forma de manter o sabor dos alimentos mais intensos e naturais. "Você pode acrescentar alecrim, louro ou tomilho para temperar a água", sugere Paola Lisboa.

6 - Acrescentar na hora de refogar alguns alimentos frescos: A criatividade conta muito na hora de preparar a sua refeição, por isso, inove nos alimentos e obtenha diferentes sabores em cada prato. "Você pode acrescentar ingredientes como palmito, azeitonas, alcaparras que trarão mais sabor e nutrientes para a sua alimentação saudável", destaca a nutricionista.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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