Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cravo e canela: por que essas especiarias são tão boas juntas? Descubra
Guia Culinário 06/12/2017

Cravo e canela: por que essas especiarias são tão boas juntas? Descubra

Da série de ingredientes que parecem ter sidos feitos um para o outro, cravo e canela, com toda a certeza, é uma das melhores combinações alimentares. As duas especiarias, quando juntas, dão aroma, sabor e incríveis nutrientes para as receitas, principalmente pratos doces, chás, sucos e outras bebidas. Descubra quais são as vantagens de unir o cravo e a canela em diversas preparações do dia a dia.

O cravo e a canela são especiarias milenares e que fazem parte do hábito alimentar de muitas pessoas. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, os dois ingredientes são altamente benéficos para nossa saúde e, quando juntas, atuam na aceleração do metabolismo e no controle dos níveis de açúcar no sangue:

“Ambos possuem função antimicrobiana e antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células, combatendo gripes e resfriados e diminuindo os riscos de aparecimento de tumores. Juntos, eles ainda auxiliam no emagrecimento devido a função termogênica, acelerando o metabolismo por causar elevação da temperatura corporal. Também podem substituir o açúcar no adoçamento de preparações, bebidas quentes, inclusive chá”, explica a profissional. Veja, abaixo, as peculiaridades nutricionais de cada especiaria:

Cravo: a especiaria medicinal que age no fortalecimento do sistema imunológico

Conhecido por suas propriedades medicinais, o cravo é indicado para melhorar a saúde da pele, dos cabelos e por fortalecer as funções de defesa do organismo. É uma importante fonte de substâncias importantes para o bem-estar, tais como as vitaminas A, C e E, minerais, como ferro, potássio e fósforo, além do poderoso antioxidante betacaroteno.

Por isso, os seus benefícios incluem o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção da degeneração macular, o bom funcionamento do sistema digestivo e alívio de náuseas. Além disso, o cravo da índia é utilizado para aliviar sintomas de estresse e ansiedade e também é conhecido como uma especiaria afrodisíaca, melhorando o apetite e o desempenho sexual.

Formas de consumo – Pode ser encontrado em pó ou em sua forma natural e ser adicionado em receitas, bebidas ou mesmo em preparações para perfumar o ambiente.

Canela: alimento indicado para quem deseja emagrecer de forma saudável

Assim como o cravo, a canela também possui propriedades medicinais que ajudam a tornar nosso organismo mais saudável e bem disposto. A especiaria é rica em fibras alimentares, antioxidantes e minerais, como cálcio e magnésio e seus benefícios incluem o emagrecimento natural, já que também atua acelerando o metabolismo e também diminui o apetite, trazendo a sensação de saciedade.

A canela tem benefícios tão poderosos, que ela também é chamada de expectorante natural, ajudando muito na cura de gripes e resfriados, diminuindo as infecções nas vias respiratórias. A especiaria também é conhecida também por diminuir a fadiga, cansaço, garantindo energia e disposição para as atividades cotidianas, reduzindo assim, os níveis de estresse e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Formas de consumo – A canela pode ser encontrada em pó, para acompanhar e dar sabor à preparações, ou em pó, podendo ser servida polvilhada em cima de doces, mingau e bebidas quentes, como chá ou café tradicional.