Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cansaço e fadiga? Pode estar faltando ferro na sua dieta!
Guia Culinário 26/05/2015

Cansaço e fadiga? Pode estar faltando ferro na sua dieta!

Está se sentindo cansado ou sofrendo com falta de atenção, memória e de concentração? Isso pode ser alguns dos sintomas da deficiência de ferro em sua alimentação. Todos sabem que o corpo precisa de diversos nutrientes para funcionar da maneira correta e, esse poderoso mineral, é fator fundamental para que isso aconteça, já que participa diretamente do processo de crescimento e desenvolvimento do organismo.

A falta de ferro no sangue está relacionada a uma alimentação desregulada. Por isso, o consumo de carne vermelha, frango e feijão são essenciais numa dieta diária. “O ferro compõe a hemoglobina, uma proteína transportadora de oxigênio no corpo fundamental para a realização das trocas gasosas e para a manutenção da energia celular”, explica a nutricionista Juliana Saldanha, aconselhando, todavia, alguns cuidados para o consumido das fontes desse nutriente. Segundo ela, os alimentos ricos em ferro não devem ser misturados a leite e seus derivados, café, mate e chocolate, que podem dificultar a absorção do mineral. “O melhor é consumi-los no almoço e jantar, de preferência com alimentos ricos em vitamina C, como frutas, que aumentam sua absorção”, disse.

A recomendação diária de ferro dependendo muito da fase da vida. Para mulheres adultas, por exemplo, o ideal é consumir 18 mg por dia, enquanto para os homens, a orientação é que a quantidade seja de 8 mg. Os idosos, tanto do sexo masculino quanto do feminino, também são recomendados a consumirem 8 mg diariamente. As crianças até 3 anos, por sua vez, devem ingerir 7 mg, enquanto as que têm idade entre 3 e 8 anos, 10 mg. Já em casos especiais, como a gravidez e a amamentação, o ideal é consumir 27 mg e 9 mg, respectivamente.

A falta de ferro pode causar outros sintomas além do cansaço e da falta de atenção. Distúrbios de humor, falta de apetite, previne a queda de cabelo e infecções frequentes também estão relacionadas a essa deficiência nutricional. Por isso, esses alimentos devem ser inseridos na alimentação do dia a dia.

5 alimentos que são fontes de ferro!

Carne vermelha: Além de fonte de ferro, a carne vermelha também é fonte de proteína, importante para a construção de músculos, e de vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento cerebral.

Frango: Essa carne magra também é fonte de proteínas, contendo também vitamina B3 e Selênio, nutrientes relacionados à prevenção de cânceres. Além disso, essa vitamina, junto com a B6, fornecem energia, e o Selênio pode ser um aliado para a saúde da tireoide.

Peixe: Famoso por fornecer ômega 3, a “gordura boa” que está relacionada ao controle da glicemia e a melhorar os níveis de colesterol, o peixe ainda fornece proteínas, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.

Feijão: Leguminosa popular dentro da rotina alimentar dos brasileiros, o feijão é uma ótima fonte de ferro. Essa categoria de alimentos têm pouca gordura e muita fibra em sua composição, deixando o organismo com uma maior sensação de saciedade.

Folhas verde-escuras: Rúcula, agrião, espinafre são só alguns exemplos dessas folhas tão boas para o organismo. Elas são fontes de fibras, antioxidantes, vitaminas A, B1 e K, além de minerais como cálcio e potássio.