Metabolismo lento e acelerado: Como equilibrar as funções metabólicas no corpo?

Cada pessoa possui um processo metabólico. Uns têm essas funções mais aceleradas outros mais lentas. O importante é equilibrá-los através de uma boa alimentação e hábitos saudáveis!
Cada pessoa possui um processo metabólico. Uns têm essas funções mais aceleradas outros mais lentas. O importante é equilibrá-los através de uma boa alimentação e hábitos saudáveis!
Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

Quando tocamos no assunto da eterna "briga contra a balança", muito ouvimos falar sobre metabolismo. Têm pessoas que apresentam reações metabólicas mais aceleradas no organismo, enquanto outras possuem esse trabalho lento, que resultam no "efeito sanfona" , aquele de emagrecer e engordar rapidamente, além do normal. O fato é que o equilíbrio desse processo passa diretamente na qualidade da nossa alimentação e nos nutrientes que ingerimos dia a dia. Por isso, entenda um pouco mais sobre como podemos manter o peso ideal do corpo através de uma rotina alimentar saudável e funcional para cada necessidade.

As reações metabólicas são os processos físicos e químicos que ocorrem no nosso organismo a todo o momento, 24 horas por dia, seja em descanso ou em atividade. Por isso, é tão importante um padrão alimentar sadio, com nutrientes construtores e de alta absorção, que favoreçam o bom funcionamento do corpo. Segundo a nutricionista esportiva Thaís Candido alguns cuidados e hábitos saudáveis podem ajudar a manter esse processo regulado e natural:

"Para controlar o nosso metabolismo devemos colocar em prática 2 aspectos: a dieta e o exercício físico. Lembrando que os dois devem ser realizados individualmente de acordo com o seu objetivo. Sendo para perda de peso, ganho de massa muscular entre outros. Para aumentar o metabolismo o exercício entra com 30% e a dieta 70% dos resultados. Portanto, para um resultado específico um depende do outro", explica a profissional.

Catabolismo e anabolismo: Entenda a diferença entre os processos metabólicos

Para entender melhor as nossas reações metabólicas, podemos separar essas funções em dois diferentes processos: o "catabolismo" e o "anabolismo". No catabolismo, há a liberação de energia para o organismo, causando o relaxamento muscular durante qualquer movimentação do corpo, como em práticas esportivas. Já o anabolismo é justamente o oposto, pois ele armazena os níveis de energia e funciona como um metabolismo regenerador e construtivo. A nutricionista Carolina Baliere explica como deve ser a alimentação para equilibrar cada situação:

Catabolismo: Para manter esse processo de aceleração metabólica equilibrada é necessário, além de uma rotina alimentar regrada, o consumo de nutrientes que facilitem a limpeza do organismo, queima de gorduras, além de evitar o excesso de produtos industrializados.

"O ideal para que o metabolismo se acelere é que as pessoas comam de três em três horas. Também é preciso ingerir alimentos que tenham efeitos termogênicos, pois ajudam a acelerar a queima de gordura e ajudam na aceleração do metabolismo. Alimentos tais como pimenta, cafeína, gengibre e canela, por exemplo, ajudam nesse processo.Além disso, é fundamental praticar atividades físicas constantemente", indica a profissional.

Anabolismo: Para equilibrar esse processo de lentidão do metabolismo, é de extrema importância uma alimentação mais natural possível, aumentando o consumo de especiarias, frutas, legumes, de preferência sem agrotóxicos, em suas versões orgânicas.

"É como se fosse um metabolismo construtivo. É quando no corpo ocorre a construção de moléculas a partir de outras, que irá ajudar no crescimento, regeneração e manutenção muscular. Por isso também é tão importante uma boa alimentação pré e pós atividades físicas, um bom descanso que ajudará no aumento de massa muscular, uma boa rotina de treinos, além de boa hidratação e suplementação quando há necessidade", destaca a nutricionista, completando que, nos dois casos, podem haver uma fadiga muscular caso alguns hábitos saudáveis não estejam presentes no cotidiano da pessoa:

"Quando a pessoa treina, faz algum esforço, há um estresse oxidativo, uma fadiga muscular, é muito fácil de perder funções metabólicas com a má alimentação, falta de consumo de proteínas de boa qualidade e de um bom descanso. Lembre que durante o sono há produção do GH, hormônio do crescimento, por isso também é tão importante um sono reparador", finaliza.

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