O que são fibras alimentares? 5 mitos ou verdades sobre esses nutrientes

As fibras possuem papéis fundamentais em nossas vidas. Descubra alguns mitos e verdades sobre esse poderosos nutrientes
As fibras possuem papéis fundamentais em nossas vidas. Descubra alguns mitos e verdades sobre esse poderosos nutrientes

Dentre os nutrientes essenciais para o nosso corpo, as fibras alimentares merecem destaque especial. Donas de propriedades poderosas, essas substâncias são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, trazendo mais disposição, ânimo e, principalmente, aquela prazerosa sensação de bem-estar físico e mental. Por isso, é preciso entender de fato a importância do seu papel em nossas vidas. Descubra o que é mito e o que é verdade sobre as fibras alimentares.

As fibras alimentares são um grupo de substâncias de origem vegetal, classificadas por suas solubilidades em água, como explica a nutricionista Bianca Sermarini: "As fibras solúveis, em geral, são viscosas e altamente fermentadas pela microbiota intestinal. As insolúveis, por sua vez, não são substrato importante para a fermentação da microbiota intestinal e são pouco viscosas", explica a profissional.

As fibras podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras, além de grãos e farinhas integrais presente em pães, bolos e tortas. "O consumo desses alimentos reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde. Esses efeitos são, em parte, atribuídos ao teor de fibras, associados ao benefício na redução de gordura saturada e de proteína", completa a profissional.

Fibras alimentares: o que nós precisamos saber sobre elas?

1 - "Fibras alimentares engordam?"

R: Mito

Segundo a nutricionista, as fibras não possuem valor calórico, pois são partes dos vegetais que resistem ao processo de digestão. Porém, no caso das fibras encontradas em pães integrais, por exemplo, é necessário ter atenção ao consumo, visto que esses alimentos possuem outras substâncias, como os carboidratos, que podem causar o aumento de peso.

2- "Uma alimentação pobre em fibras pode causar problemas de saúde?"

R: Verdade

Segundo a profissional, a ausência ou quantidade insuficiente de fibras pode causar constipação e em casos mais extremos, diverticulite e até câncer de cólon. "Além disso, se o indivíduo consome poucas fibras, significa que a alimentação deste é pobre dos alimentos fontes, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, que são alimentos essenciais para uma alimentação equilibrada e importantes fontes de vitaminas e minerais", explica Bianca.

3- "Os únicos alimentos fontes de fibras são as verduras e legumes?"

R: Mito

Os vegetais são ricos na substância, porém, não são as únicas fonte para uma alimentação saudável. "Os alimentos que possuem fibras alimentares são: cereais (principalmente os integrais, como a aveia), tubérculos (batata, inhame, cará), raízes (mandioca, batata doce), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha), frutas de forma geral", ressalta a nutricionista.

4- "Fibras em excesso faz mal?"

R: Verdade

Ainda que sejam substâncias benéficas e importantes para nossa saúde, seu consumo em excesso pode prejudicar o trânsito intestinal: "As fibras carregam parte dos nutrientes para as fezes, o que pode ser um benefício se consumida na quantidade adequada, mas em excesso pode causar deficiência de alguns desses nutrientes", analisa Bianca Sermarini.

5- "Devo consumir fibras apenas se tiver algum problema intestinal?"

R: Mito

A nutricionista explica que, para que haja manutenção do bom funcionamento do organismo, é recomendado, pelo Ministério da Saúde que, uma pessoa adulta consuma no mínimo 20 gramas de fibras alimentares por dia, exceto em casos muito específicos como diverticulite, síndrome do intestino irritável e excesso de gases.

"Se não houver ingestão adequada de água, o quadro de prisão de ventre pode se agravar. É possível ocorrer alterações no funcionamento do intestino, causando gases e até diarreias. Além disso, a ingestão excessiva de fibras pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes ao nosso organismo, como, por exemplo, cálcio e ferro", completa Bianca.

*Bianca Sermarini, CRN 06101147, é nutricionista especializada em Nutrição Funcional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Saiba mais sobre o seu trabalho em sua Fan Page no Facebook: www.facebook.com/biasermarini

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