Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cranberry é a fruta exótica que deve fazer parte da sua alimentação
Guia Culinário 10/05/2018

Cranberry é a fruta exótica que deve fazer parte da sua alimentação

Talvez você não saiba, mas a cranberry (que não é mesma coisa que blueberry ou raspberry) é chamada de oxicoco no Brasil. A falta de conhecimento pelo seu nome em português mostra apenas como ela é considerada uma fruta exótica no nosso país. Mas isso não significa que ela deva ser ignorada, já que possui diversos benefícios para a saúde e ainda é indicada para pessoas que estão tentando emagrecer. Saiba por que inclui-la na sua dieta:

Cranberry é fonte de diversas vitaminas

Antes de mais nada é importante destacar que a cranberry é uma fruta rica em nutrientes, e por isso é indicada para qualquer tipo de dieta. Ela possui, por exemplo, boas quantidades de vitamina A, que deixa a pele e cabelo mais bonitos, além de ser boa para a visão e permitir o fortalecimento de ossos e dentes. Também previne a degeneração muscular e é um ótimo antioxidante, o que significa que não apenas deixa o sistema imunológico mais resistente como também combate os radicais livres. Essas moléculas, quando aparecem em excesso no nosso corpo, podem oxidar as células, o que gera o envelhecimento precoce ou mesmo doenças mais graves, como o mal de Alzheimer e o câncer.

A cranberry também é fonte de vitamina C, que é muito conhecida pelo seu fator antioxidante, embora essa não seja a única vantagem de sua ingestão. Ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, e portanto acaba evitando a anemia. Além disso, deixa o metabolismo mais acelerado, o que é excelente para quem pratica exercícios e quer perder peso mais rápido.

Por fim, a cranberry possui boas quantidades de vitamina D. Esse nutriente costuma estar associado ao bem-estar corporal, pois fortalece ossos e músculos, além de ajudar no processo de calcificação. Também permite a absorção de alguns minerais, como cálcio e fósforo, que contribui para a metabolização do carboidrato, gerando mais energia para o corpo. Portanto, assim como ocorre com a vitamina C, ele também é indicado para quem fazer algum tipo de exercício.

Fruta ajuda a evitar problemas urinários

Um dos grandes benefícios da cranberry é que ela permite o bom funcionamento do sistema urinário, algo que não costuma ser uma característica presente nas frutas. De uma forma geral, seu consumo evita infecções nessa área do corpo, pois ela possui uma substância que impede que bactérias se prendam na parede da bexiga. Com isso acaba prevenindo, por exemplo, a cistite, que gera aquela ardência na hora de urinar.

Consumo de cranberry: por que ficar atento

De uma forma geral, frutas são muito bem-vindas em nossa alimentação. Afinal, podem estar presentes em qualquer dieta, além poderem ser consumidas por celíacos ou mesmo alérgicos ou intolerantes a lactose. A grande questão é que a cranberry possui uma contraindicação, que não deve ser ignorada. Ela possui quantidades consideráveis de ácido salicílico, que um componente muito encontrado em medicamentos anti-inflamatórios. Portanto, se você possui alergia a ele ou está passando por algum tratamento é bom falar com o seu médico antes de incluir de vez a cranberry na sua dieta diária.

Cranberry pode ser aproveitada em diversos pratos

De qualquer maneira, a cranberry é muito indicada de uma forma geral. Mas como é difícil encontrá-la in natura no Brasil, já que ela originária dos Estados Unidos, uma boa ideia é adquiri-la congelada. Com isso, você pode preparar deliciosos sucos e sorvetes ou mesmo aproveitá-la no preparo de sobremesas, como bolos e tortas.