Por que a vitamina C é tão importante para o desempenho físico? Entenda!

Força e energia! Os alimentos fontes de vitamina C são essenciais para qualquer atleta. Dona de propriedades poderosas, ela ajuda a prevenir lesões, combater enfermidades, deixando o corpo saudável e apto à qualquer sobrecarga física.
Força e energia! Os alimentos fontes de vitamina C são essenciais para qualquer atleta. Dona de propriedades poderosas, ela ajuda a prevenir lesões, combater enfermidades, deixando o corpo saudável e apto à qualquer sobrecarga física.

Energia. Essa palavra, quando relacionada à atletas e práticas esportivas, ganha um significado específico: vitamina C! O nutriente, tão presente em frutas e verduras, há tempos é sinônimo de suplementação natural para gerar mais força, ânimo e disposição àqueles organismos que desafiam, dia após dia, sobrecargas físicas e treinamentos de alta intensidade. Mas, você sabe a razão dessa substância ser tão poderosa para a nossa performance? Confira!

Em linhas gerais, todas as vitaminas são essenciais para a realização das nossas reações metabólicas. Se tratando do complexo C, a principal virtude está em sua grande quantidade de agentes antioxidantes, componentes que fazem a proteção de todos os sistemas de defesa do nosso organismo. Com isso, essas substâncias, durante o esforço muscular, diminuem as probabilidades de enfermidades e, por consequência, fortalecem naturalmente o corpo, oferecendo mais energia e disposição.

"As vitaminas não são fontes diretas de energia para o exercício, porém, participam dos processos metabólicos de forma importante, especialmente na regulação das reações de produção de energia, de síntese e degradação de compostos. Por isso, é importante que a dieta de quem pratica exercícios físicos contenha quantidades adequadas de vitaminas, em especial do complexo C, que atuam como antioxidantes e ajudam a evitar possíveis lesões.O potencial antioxidante da vitamina C explica sua possível atuação na diminuição dos danos associados ao exercício", explica a nutricionista Sheila Basso, ressaltando as principais fontes de vitamina C:

"A vitamina C pode ser encontrada principalmente em frutas cítricas, como o limão, a laranja e a mexerica, além das verduras. Ela pode ser encontrada também nas hortaliças como o tomate, o pimentão, a couve e o repolho", finaliza a especialista.

Vitamina C também ajuda o ferro no combate à anemia

Outro grande destaque dos poderes nutricionais da vitamina C para atletas é a sua relação íntima com o ferro, mineral que ajuda, sobretudo no combate à anemia. Isso acontece porque essa vitamina ajuda diretamente na absorção, no transporte e no armazenamento do elemento mineral no organismo. Por isso, manter um cardápio rico em fontes das duas substâncias é uma ótima composição para dietas esportivas.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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