Sais minerais: Qual a importância do fósforo em nosso organismo?

Você sabia que o fósforo é um dos elementos mais importantes para regular o nosso corpo? Esse mineral, segundo em maior quantidade no organismo, só atrás do cálcio, ajuda na estrutura de ossos e dentes e auxilia no metabolismo. Ele tão essencial à vida, que a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para um adulto saudável, o consumo diário de 700 mg.
Você sabia que o fósforo é um dos elementos mais importantes para regular o nosso corpo? Esse mineral, segundo em maior quantidade no organismo, só atrás do cálcio, ajuda na estrutura de ossos e dentes e auxilia no metabolismo. Ele tão essencial à vida, que a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para um adulto saudável, o consumo diário de 700 mg.
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Um dos elementos mais essenciais para a vida, o fósforo possui numerosas funções reguladoras em nosso corpo. Esse mineral, que é o segundo em maior quantidade no organismo, só atrás do cálcio, integra a estrutura de ossos e dentes, auxilia no metabolismo muscular e do sistema nervoso e ainda colabora como componente em muitos sistemas enzimáticos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de fósforo recomendado, para um adulto saudável ingerir, é de cerca de 700 mg por dia. Pessoas com problemas renais devem ter cuidado com a ingestão da substância e buscar orientação nutricional antes de consumir os alimentos fontes do mineral. A nutricionista Caroline Siqueira ressalta a importância desse nutriente para a nossa vida:

"O fósforo tem uma imensa participação em nossos processos biológicos. Eles são encontrados em alimentos tanto de origem vegetal, quanto animal, mas mais nos de origem animal. Quando combinado ao cálcio, por exemplo, tem uma grande participação na formação dos nossos ossos e dentes. Ele também contribui diretamente na metabolização do carboidrato que gera energia para gente. Por ser bem absorvido pelo organismo, cerca de 70%, não tem muita perda e o seu excesso é naturalmente eliminado pela urina", explica.

Excesso ou falta de fósforo: O que isso provoca em nosso corpo?

Quando há falta de fósforo no organismo, a chamada hipofosfatemia, a tendência é que a pessoa comece a sentir problemas como: dor óssea, problemas metabólicos, taquicardia, perda de memória e resistência à insulina.

Quando há excesso de fósforo, a hiperfosfatemia, pode acontecer problemas de má circulação sanguínea, hipertensão, sensação de sobrepeso e cansaço nos músculos e nas pernas, além de parestesias de extremidades (sensação de queimação, dormência, formigamento, coceira ou formigamento, principalmente nos pés e nas mãos).

Alimentos ricos em fósforo e seus benefícios

A maior parte do fósforo, cerca de 60%, vem dos derivados do leite, carne bovina, aves, peixes e ovos. Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café.


Queijos: 100 gramas de queijo prato, por exemplo, fornece toda quantidade de fósforo necessária no dia. No entanto, de sempre preferência aos queijos brancos, como o minas, pois são menos gordurosos e mais saudáveis.

Castanha do Pará: Assim como outras oleaginosas, as castanhas são alimentos antioxidantes que aumentam a imunidade, combatem o envelhecimento e desintoxicam o organismo.

Ovo de galinha: É um alimento essencial para quem quer um corpo saudável. Entre suas muitas propriedades, ele ajuda no controle do peso e regula os níveis de colesterol.

Carne bovina: A carne vermelha é considerada por muitos nutricionistas e médicos um alimento essencial para o corpo humano. Rica em proteínas, ela também oferece ótimos teores de fosfato e aminoácidos que não se encontram em proteínas vegetais e que ajudam no fortalecimento muscular. Dê preferência aos cortes magros.

Peixes: Dentre os peixes, os mais "gordos", como a sardinha, apresentam substancial proteção contra o carcinoma de células renais, a forma mais comum de câncer de rim.

Frutas e legumes : Algumas frutas e legumes também são fonte de fósforo e devem fazer parte do seu cardápio: maçã, limão, laranja, tamarindo, açaí, figo, abacate, pimenta e quiabo.

Outros alimentos: Alho, cogumelo, leite de vaca, sementes de girassol e frutas secas.

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