Iogurte grego ou Iogurte natural: Qual a melhor opção para a sua dieta?

Se a ideia é não ingerir muita gordura, a melhor opção é ficar com o iogurte natural desnatado, que possui apenas 0,6g de gorduras totais por porção
Se a ideia é não ingerir muita gordura, a melhor opção é ficar com o iogurte natural desnatado, que possui apenas 0,6g de gorduras totais por porção

As variedades de iogurtes disponíveis para o consumo no mercado crescem dia após dia, com tantas opções é normal que você se pergunte qual deles é o ideal para sua dieta . É possível encontrar dos líquidos aos cremosos, saborizados, naturais, integrais, desnatados e adocicados. Mas há uma coisa que nunca muda entre eles: a grande quantidade de nutrientes que eles fornecem em cada colherada . Um bom exemplo de novidade é o iogurte grego, com a consistência mais elaborada, ele já faz sucesso na rotina de muitas pessoas adeptas à vida saudável. Este iogurte é de fato uma ótima opção para quem quer se alimentar bem sem abrir mão do sabor.

Na verdade, todos os tipos de iogurtes são ótimas formas de acabar com a fome em um lanche, como afirma a nutricionista Juliana Saldanha: "O iogurte pode ser incluído como parte do desjejum, em um lanche da tarde, pós-treino ou na ceia (lanche antes de dormir). Pode ser consumido puro ou batido com frutas, misturado a cereais (faz um casamento perfeito com a aveia) ou como cobertura de frutas".

Iogurte grego ou natural, qual é a melhor opção?

Calorias: considerando o iogurte natural comum e o iogurte grego natural, a diferença em calorias é pequena.

  • O grego tem 148 kcal em 1 copinho;
  • O natural tem 126 kcal em 1 copinho;

Proteínas: nessa categoria, a diferença também não é muito grande entre os dois.

  • O grego tem 6,2g de proteína por porção.
  • O natural tem 6,8g de proteína por porção.

Textura e sabor: também se assemelham, mas com algumas diferenças. O grego acaba sendo mais consistente que os iogurtes convencionais e bebidas lácteas. Mas, na verdade, a diferença aparece mais quando o iogurte grego é acrescido de caldas de frutas, sendo mais doce. Essas duas categorias também se mostram mais diferentes quando o iogurte natural é desnatado, sem açúcar e sem gordura.

Gorduras: o iogurte natural tem um pouco mais quando comparado ao grego, mas essa diferença não é tão alarmante assim.

  • O grego tem 5,5g de gorduras totais por porção
  • O natural tem 7,0g de gorduras totais por porção.

"Se a ideia é não ingerir muita gordura, a melhor opção é ficar com o iogurte natural desnatado, que possui apenas 0,6g de gorduras totais por porção", aconselha a nutricionista.

Sódio: o iogurte grego acaba sendo uma fonte maior de sódio mas a diferença, ainda assim, é pequena.

  • O grego tem 103mg de sódio por porção;
  • O natural tem 97mg de sódio por porção;

Açúcares: Aqui, a diferença entre os dois fica muito mais significativa. Isso porque no iogurte natural não é acrescentado o açúcar, como acontece com o iogurte grego. Assim, o iogurte natural só contém açúcar natural do leite.

Cálcio: Essa é outra categoria que a diferença é grande entre os dois. O iogurte natural é uma fonte muito melhor de cálcio do que o grego.

  • O grego tem 195mg de cálcio por porção;
  • O natural tem 247mg de cálcio por porção;

Comparando essas questões, pode-se dizer que o iogurte natural é melhor para ser ingerido diariamente, já que há uma quantidade menor de açúcar e é melhor fonte de cálcio.

"Um copo de iogurte natural por dia, em uma dieta balanceada, e com outras fontes alimentares de leite e derivados é suficiente para manter o corpo saudável", indica a nutricionista.

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