Probióticos: Entenda mais sobre os poderes nutricionais dos lactobacilos vivos

Lactobacilos vivos. Quem nunca ouviu falar nas
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Lactobacilos vivos. Quem nunca ouviu falar nas "bactérias do bem"? Esse é o efeito do uso de probióticos em nossa alimentação. Através de produtos lácteos fermentados, como iogurtes ou à base de soja, nosso corpo vira uma verdadeira fortaleza! Saiba mais!
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Bactérias do bem. Assim podemos definir a ação dos probióticos em nossa vida. Muito relacionados a produtos lácteos fermentados, como os iogurtes, aqueles à base de soja, além de legumes e verduras, os famosos lactobacilos vivos são componentes altamente benéficos à saúde, principalmentedo sistema imune-de defesa do organismo-e para a regulação do funcionamento do trânsito intestinal.

De acordo com a nutricionista Sheila Basso, probióticos são definidos como microorganismos vivos que, quando consumidos, agem no trato gastrointestinal do organismo hospedeiro, melhorando as funções do intestino. "As culturas probióticas são microrganismos que originalmente foram isolados do trato gastrointestinal da espécie humana ou animal e são empregadas na elaboração de produtos lácteos, conhecidos como funcionais, probióticos, ou de terceira geração. Elas são encontradas na forma simples contendo uma espécie microbiana ou na forma múltipla, combinando mais de uma espécie", analisou a especialista.

As bactérias probióticas mais estudadas são os Lactobacillus e o eBifidobacterium. Segundo a nutricionista, a dose recomendada para adultos é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produtos, durante, pelo menos, cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício à saúde: "Embora a dose preconizada seja esta, os efeitos terapêuticos apresentam doses variáveis de 106 a 109 UFC. Em termos práticos a quantidade recomendada corresponde a ingestão diária de dois a três iogurtes com culturas probióticas", reitera Sheila, exaltando a importância dos produtos lácteos fermentados em nossa alimentação:

"Os produtos lácteos fermentados são altamente nutritivos devido ao fato de que seus principais constituintes se encontram parcialmente digeridos pelo processo fermentativo. A hidrólise parcial da caseína e a desnaturação das proteínas do soro durante o tratamento térmico do leite parece facilitar a ação das enzimas digestivas", enfatiza.

Probióticos para crianças: Quando começar?

Segundo Sheila, a indicação de consumo de probióticos para crianças é exatamente no momento da instalação da microbiota intestinal do lactente, ou seja, no período entre 18 e 24 meses, pois nesta fase a microbiota é mais simples, estável e mais fortemente influenciada pela nutrição. Se introduzidos nesse período, os probióticos podem passar a prevenir doenças. "Os estudiosos ainda não estabeleceram uma recomendação de ingestão na população pediátrica, mas tem sido promissores os estudos nos casos de gastroenterite aguda, doença inflamatória intestinal e doenças alérgicas", finalizou.


Benefícios atribuídos aos probióticos:

● Controle da microbiota intestinal;

● Estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos;

● Redução da população de bactérias maléficas ao organismo;

● Melhora da digestão da lactose e redução de sintomas da intolerância à lactose;

● Auxílio no sistema imune;

● Alívio da constipação;

● Tratamento e prevenção da diarreia aguda;

● Aumento da absorção de vitaminas e minerais;

● Redução do risco de osteoporose;

● Redução do risco de câncer colorretal;

● Redução da atividade ulcerativa;

● Prevenção na dermatite atópica;

● Diminuição da distensão abdominal;

● Flatulência na Síndrome do Intestino Irritável

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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