Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como montar um prato saudável para o almoço em 3 passos
Guia Culinário 27/01/2022

Como montar um prato saudável para o almoço em 3 passos

Acertar como montar um prato saudável para o almoço é mais fácil do que você imagina. Não são poucas as pessoas que têm dificuldade em seguir uma rotina alimentar balanceada, muitas delas apresentam dúvidas sobre o que comer no almoço com a correria do dia-a-dia, inclusive. Mas com as dicas certas, tudo fica mais simples e prático. Acompanhe o passo a passo para acertar como seguir um cardápio equilibrado e nutritivo e veja também opções de almoço saudável para incrementar o cardápio com refeições variadas.

1. Escolha o que comer no almoço: divida o prato em carboidratos, proteínas e salada

Na hora do almoço, o prato deve incluir nutrientes diversos e variar em cores para ser considerado equilibrado. O mais indicado para acertar na montagem da refeição é escolher previamente o que será consumido e dividir o prato em 3 partes: ¼ da refeição deve corresponder a carboidratos, ¼ de proteínas e o restante deve ser preenchido com saladas de legumes e verduras.

As proteínas podem ser de origem animal, como carnes, peixes e ovos; ou de origem vegetal, como grãos de quinoa, feijão, lentilha ou ervilha, por exemplo. Já na lista de carboidratos, você pode aproveitar alimentos, como arroz e massas (integrais ou não), milho, batata-doce, inhame, entre outros. Quanto às saladas, não precisa economizar em ingredientes: aposte em espinafre, brócolis, tomate, cenoura, berinjela, abobrinha e alface, por exemplo.

2. Como fazer comida saudável: opte por preparos simples, mas nutritivos

Almoço saudável e gostoso depende não só dos nutrientes presentes no prato, a forma de preparo dos alimentos também influencia diretamente na qualidade da alimentação. O fundamental para ter uma refeição saudável e adequada é evitar receitas com frituras, principalmente de imersão, e a inclusão de ingredientes industrializados ricos em açúcares e conservantes, que reduzem o valor nutricional das receitas.

Uma boa alternativa é incluir condimentos às receitas, o que deixa tudo mais saboroso e amplia os benefícios presentes no cardápio. A indicação para dar mais sabor aos preparos é usar alho, azeite de oliva extravirgem ou ervas, como cebolinha, manjericão e louro, por exemplo. Os temperos fazem toda a diferença no prato, intensificam o aroma da comida e ainda oferecem muita saúde para o organismo.

3. Aproveite opções de almoço saudável: veja receitas fáceis e muito saudáveis

Saber o que comer no almoço saudável não precisa ser difícil, né? Para facilitar o processo, nós separamos alguns exemplos de receitas que encaixam muito bem com o almoço. O primeiro deles é a lasanha de abobrinha com frango combinada com a salada verde com frutas e snacks. As receitas são nutritivas e ricas em sabor para agradar o paladar e organismo.

Outra opção é investir no preparo de strogonoff vegano e servir junto da salada de lentilha. Para fechar com chave de ouro, aproveitar o arroz integral com cebola caramelada e kafta vegana é uma opção completa para a principal refeição do dia. Aprendeu como fazer um almoço saudável, certo?