Tempere a sua vida! 7 ótimos condimentos para a saúde

Além de deixarem as comidas ainda mais saborosas, os temperos são grandes fontes de nutrientes para a saúde. Incorporados à diversas receitas, esses condimentos dão aqueles toques especiais à nossa alimentação, deixando os pratos irresistíveis!
Além de deixarem as comidas ainda mais saborosas, os temperos são grandes fontes de nutrientes para a saúde. Incorporados à diversas receitas, esses condimentos dão aqueles toques especiais à nossa alimentação, deixando os pratos irresistíveis!
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Sabia que aqueles temperos que você varia em suas receitas para substituir o sal das refeições, não só melhoram o sabor do pratos, como também trazem inúmeros benefícios à saúde? Alguns estudos apontam que diversos condimentos auxiliam na perda de peso, atuam no alívio de cólicas e, até mesmo, combatem alguns tipos de câncer, prolongando e melhorando a qualidade de vida.


De acordo com a nutricionista Duane Braga, além de colaborar na redução do sal nas refeições, os condimentos são conhecidos por seu alto potencial termogênico, ou seja, têm a capacidade de elevar a temperatura corporal melhorando o nosso metabolismo basal (de repouso) e favorecendo o metabolismo energético, levando à queima da reserva de gordura para obtenção de energia.

Aliados a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, os alimentos com potencial termogênico têm muito a contribuir para uma vida mais saudável. "Tudo é questão de equilíbrio. Se o indivíduo possui uma dieta rica em alimentos de alta densidade energética, consome com frequência bebidas alcoólicas e é sedentário, a pimenta não fará milagre", acrescenta Duane.

Confira os benefícios de sete dos principais temperos para incluir em sua dieta e aproveite o sabor e a saúde que eles têm a oferecer!

Benefícios dos temperos para a saúde

Gengibre – O gingerol, substância responsável pelo sabor picante do gengibre, é dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Além deste benefício, o gengibre também atua na prevenção de problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e dores musculares .

Vinagre de Maçã – O vinagre de maçã é rico em quercetina, potente antioxidante que protege o fígado. Também é dotado de grande ação diurética, contribui para o emagrecimento saudável, previne diabetes e câimbras e pode ser um aliado da digestão.

Pimentas – Ricas em vitaminas, principalmente as dos complexos A e C, as pimentas são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico, atuando na prevenção de diversas doenças crônicas. Além disso, seus componentes auxiliam na digestão, protegem a mucosa bucal e aumentam a salivação .

Mostarda – Rica em ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol ruim, além de auxiliar no controle da pressão arterial, a mostarda ainda pode ser usada para aliviar dores nas costas e nos músculos. Por ser rica em selênio, é uma aliada para melhorar a congestão nasal, asma e problemas respiratórios.

Raiz Forte – A vitamina C encontrada em grandes quantidades na raiz forte, é uma aliada na melhora do sistema imunológico. A raiz forte também auxilia na redução de peso e pressão arterial e, por contar com propriedades diuréticas e antibióticas, evita problemas urinários e processos inflamatórios.

Temperos e ervas - Alecrim, coentro, alho, açafrão e tomilho, além de colaborar com a redução de sódio na alimentação, as ervas possuem alto poder medicinal e servem como tônicos para o coração, pulmão e fígado, além de combater o colesterol ruim e evitar alguns tipos de câncer, pela alta concentração de antioxidantes.

Cúrcuma – Agente antisséptico e antibacteriano natural, a cúrcuma é muito utilizada na desinfecção de cortes e queimaduras. É um desintoxicante do fígado natural e também atua no combate de diversos tipos de câncer.

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