Salada de lentilha com muçarela de búfala Taeq

Fácil
40 minutos
4 porções (780 g)
Salada de lentilha com muçarela de búfala Taeq

Passar a comer versões mais coloridas de salada (com leguminosas, vegetais e molhos) é uma ótima sugestão para variar no cardápio diário. O segredo para inovar é usar ingredientes diferenciados e saudáveis, compondo misturas bem nutritivas e saborosas. A salada de lentilha com muçarela de búfala Taeq, por exemplo, é uma opção bem refinada e fácil de fazer, funcionando como fonte importante de proteínas, fibras e vitaminas.

A lentilha, em especial, é uma leguminosa altamente nutritiva e fica deliciosa em receitas de saladas. A muçarela de búfala Taeq, por sua vez, ajuda a dar um toque de sabor especial à receita e é bem prática de usar, pois possui um formato cerejinha, que facilita o preparo - basta cortá-la em alguns pedaços para incrementar o prato. Para dar o toque final, nada melhor que um molho feito a base de iogurte natural integral Taeq, que harmoniza superbem com a muçarela. Quer aprender a fazer essa salada de forma simples? Dá uma olhada no passo a passo que separamos!

Modo de preparo

Salada

Cozinhe a lentilha em água e sal até ficar macia, porém firme;

Escorra e transfira para um recipiente juntando a cebola, os tomates cortados ao meio e as muçarelas cortadas ao meio;

Misture e tempere com o suco e as raspas de limão, sal, páprica e pimenta;

Adicione o azeite e as folhas de salsa incorporando bem o tempero.

Molho

Coloque o iogurte em um recipiente pequeno e bata bem com um garfo;

Tempere com azeite, sal e pimenta;

Sirva a salada com o molho de iogurte.

Lentilha é fonte de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e magnésio

Pertencente ao grupo das leguminosas, a lentilha é uma fonte de proteína vegetal que pode ser usada em diferentes receitas - em saladas, refogados, risotos e por aí vai. Ela se destaca por ser fonte de fibras (que são importantes para o sistema digestivo), de vitaminas do complexo B (essenciais para o sistema nervoso) e de minerais como ferro e magnésio, que são indispensáveis para o funcionamento do organismo como um todo.

Cebola roxa é fonte de antocianina (importante antioxidante) e ajuda no controle do colesterol

Por ter um sabor mais suave (levemente adocicado), a cebola roxa é muito indicada para o preparo de saladas. Além disso, ela se destaca por ser fonte de antocianina - um tipo de pigmento antioxidante que faz bem para a saúde da pele e da imunidade. A cebola roxa também faz bem para o sistema circulatório e ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

Tomate-cereja tem um sabor menos ácido, é rico em licopeno, vitaminas A, do complexo B e minerais

O tomate-cereja tem um sabor menos ácido que os demais e combina superbem com receitas de saladas. Ele se destaca por ser fonte de licopeno (um pigmento vermelho antioxidante) e vitaminas A e do complexo B, que ajudam a fortalecer os sistemas imunológico e nervoso. Além disso, o tomate é rico em minerais importantes, como fósforo, cálcio e potássio, essenciais para a saúde dos ossos e músculos.

Muçarela de búfala é fonte de proteínas, cálcio e outros minerais

Considerado um tipo de queijo bem nobre, a muçarela de búfala é uma ótima opção para incrementar saladas, risotos, massas e sanduíches. Por ser um derivado do leite, esse alimento é fonte de cálcio (importante para os ossos) e outros minerais, além de ter uma porcentagem de proteínas em sua composição.

Iogurte natural é rico em cálcio, é pouco calórico, tem menos gorduras e ajuda a melhorar a imunidade

Por ser um alimento pouco calórico e com uma quantidade menor de gorduras, o iogurte natural é muito indicado para quem precisa perder peso. Ele também é uma fonte importante de cálcio e, quando consumido a longo prazo, ajuda a fortalecer a imunidade. Além de ser usado no preparo de molhos, o iogurte natural é ótimo para preparar smoothies, vitaminas e também pode ser consumido com frutas e granola. Vale a pena experimentar!

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 490 kcal = 2058 kj 25
Carboidrato 35g 12
Proteína 20g 27
Gorduras totais 30g 55
Gorduras saturadas 21g 95
Gorduras trans 0g **
Sódio 226mg 9,4
Colesterol 31mg 10
Fibra alimentar 9g 36
Vitamina A 78mcg 13
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 7,5mg 17
Cálcio 174mg 17
Ferro 3,5mg 25
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Receitas:
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