Fritura pode ser saudável? Descubra alternativas para preparar alimentos fritos

É possível, de maneira equilibrada e com alimentos mais saudáveis, consumir ingredientes fritos em nossa alimentação. Basta caprichar bastante nas preparações e escolher os produtos certos. Veja aqui algumas alternativas de frituras mais leves e igualmente saborosas!
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Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

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Tem dias que é quase impossível resistir a tentações de uma boa coxinha, um pastel da feira ou uma batatinha frita, não é? E ainda há aqueles saborosos salgadinhos servidos como finger food que, apesar de pequenos, acabam por satisfazer o nosso desejo de comer um pouco mais. A ótima notícia é que tornar o consumo de fritura, sem maiores riscos à saúde, é cada vez mais possível e menos agressiva à nossa rotina alimentar. Veja como podemos introduzir esse tipo de preparo na vida, de forma saudável e equilibrada!

Fazer com que a fritura faça parte da sua vida, exige muita cautela e prudência. É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo. Outra boa solução nesse tipo de preparo é utilizar o azeite de oliva, que contém fitonutrientes e antioxidantes que fazem bem para os vasos sanguíneos. O ponto máximo de aquecimento para manter as propriedades benéficas do azeite deve ser de 190°C.

Veja algumas dicas importantes na hora de fazer fritura

Não reutilize o líquido: Toda vez que o óleo é reutilizado, a formação de acroleína é aumentada e o ponto de fumaça diminui, o que facilita a liberação de compostos tóxicos.

Não deixe que os alimentos fiquem encharcados: Não frite muitos itens de uma vez, pois com a frigideira cheia, a tendência é que a temperatura diminua, demore mais tempo para fritar e esse alimentos absorvam mais a gordura.

Atente-se à temperatura: Nunca esquente muito e nem por muito tempo a panela com óleo. Quando você deixa a temperatura acima de um determinado grau, o óleo acaba formando a acroleína, substância altamente cancerígena.

À milanesa: Os alimentos - carnes bovinas, peixes e frango - preparados à milanesa são considerados os mais agressivos, já que além do óleo contam com a farinha utilizada para empaná-los e absorvem mais gordura. Se optar por assim preparar o seu alimento, após a fritura, não se esqueça de retirar o excesso de gordura com papel absorvente.

Alternativas para substituir a fritura sem perder o sabor

Mas como a intenção não exagerar na ingestão de alimentos fritos, uma interessante e conhecida alternativa para aliviar o exagero é optar por alimentos grelhados, que são mais saudáveis, extremamente saborosos e mais práticos de preparar. Assar os produtos também é uma ideia bem comum, já que não deixa nada a desejar no quesito sabor. A nutricionista Caroline Codonho explica a quantidade de gordura que podemos consumir normalmente:

"Existem recomendações gerais e populacionais para o consumo de gorduras, sendo que dentro do valor calórico total as gorduras devem compor cerca de 20 a 35% da dieta diária. Dentre esse total, a distribuição recomendada classicamente é de 5 a 10% de ômega 6 e 0,6 a 1,2% de ômega 3", analisa a profissional.

Receitas:
Batata
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