Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de oliveira tira o sono? Emagrece? Saiba tudo sobre a bebida
Guia Culinário 15/12/2020

Chá de oliveira tira o sono? Emagrece? Saiba tudo sobre a bebida

Além de dar fruto às azeitonas, a oliveira é uma árvore mediterrânea que fornece folhas ricas em propriedades terapêuticas – ótimas para o preparo de chás medicinais. Conhecido por ser fonte de antioxidantes e auxiliar no processo de digestão, o chá de oliveira é muito indicado para alimentação diária. Aqui, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel para saber mais sobre os benefícios desse tipo de chá. Confira!

Quais são os benefícios do chá de oliveira?

Por pertencer ao grupo das plantas medicinais, a oliveira se destaca por ter uma série de substâncias terapêuticas. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, o chá feito a partir da folha de oliveira contém uma variedade grande de agentes antioxidantes que trazem uma série de vantagens ao organismo. “O chá de folha de oliveira apresenta vários benefícios à saúde por possuir atividade anti-inflamatória e muitas substâncias antioxidantes, como a oleína, hidroxianisol, ácido palmítico, oleuropeína, ácido benzoico, estearina e outros”, afirma a especialista.

Chá de oliveira melhora a digestão

Outro benefício do chá de oliveira é que ele auxilia diretamente no processo de digestão e previne possíveis problemas no aparato gastrointestinal. A nutricionista destaca como as propriedades terapêuticas presentes na folha de oliveira auxiliam nesse aspecto. “Por ter um efeito anti-inflamatório, com presença de fitoquímicos e fitoesteróis, reduz as desordens gastrointestinais, como gastrite e úlceras. É capaz de estimular a produção de bile, podendo ser um coadjuvante no tratamento de doenças hepáticas e da vesícula”, acrescenta Cristiane.

Ajuda a tratar laringites e inflamações do trato respiratório

Além de fortalecer a imunidade – por conter uma grande quantidade de antioxidantes -, o chá de folha de oliveira também ajuda a tratar possíveis focos de inflamação no organismo, principalmente os problemas relacionados ao sistema respiratório. “Por possuir atividade anti-inflamatória, o chá quente das folhas de oliveira, reduz a acalmar a tosse seca e mucolítica”, destaca a nutricionista.

É verdade que o chá de oliveira emagrece?

É possível que você já tenha ouvido falar que o chá de oliveira, quando consumido a longo prazo, auxilia na perda de peso – e isso realmente tem um quê de verdade. A nutricionista explica como essa bebida pode contribuir para a queima de gordura corporal. “Possui atividade hipoglicemiante, ou seja, ajuda na redução de glicose sanguínea, proporcionando, assim, uma menor produção de insulina pelo corpo, podendo levar à uma otimização da queima de gordura abdominal. Além disso, esse chá pode ajudar no tratamento de diabéticos e de pessoas com resistência insulinêmica”, afirma.

Bebida apresenta ação diurética

Caso o objetivo seja evitar o acúmulo de líquidos no organismo, prevenindo possíveis focos de inchaço, o chá de oliveira também funciona como ótimo aliado. De acordo com a nutricionista, a ação diurética é um dos principais benefícios dessa bebida.”Pela presença de um de seus fitoquímicos, a oleuropeína possui ação diurética, estimulando o sistema linfático, reduzindo edemas corporais”, explica.

Previne o envelhecimento precoce

Por conter uma variedade grande de substâncias antioxidantes, o chá de oliveira também é um ótimo aliado para a saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce a longo prazo. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, esse diferencial ocorre, principalmente, por conta de uma substância: “as folhas da oliveira possuem um antioxidante eficaz, dez vezes mais concentrado que no chá verde, chamado hidroxindasol”, destaca.

Chá de oliveira tira o sono?

Algumas pessoas acreditam que o chá de oliveira pode tirar o sono, mas será que essa informação realmente procede? A nutricionista esclarece melhor essa questão e explica por que existe essa polêmica: “Dificilmente o chá de folha de oliveira pode causar insônia. Inclusive, ele possui ação vasodilatadora e hipotensora (reduzindo a pressão arterial). O chá de oliveira pode alterar o sono se tomado em jejum à noite, podendo causar ocasionalmente hipoglicemia, com sintomas de fome – podendo, desta forma, influenciar no sono. Mas não existem relatos nem estudos científicos sobre tal efeito colateral”, explica a especialista.

Dicas de como fazer chá de oliveira

Para preparar um chá de oliveira bem terapêutico, o ideal é recorrer ao método de infusão e usar preferencialmente folhas frescas. A nutricionista ensina um passo passo bem simples de seguir:”Ferva 1 litro de água em uma panela e tire do fogo. Adicione um punhado de folhas de oliveira e abafe. Deixe por 1 minuto. Em seguida, deixe a mistura esfriar e coe. Não use adoçantes. Para variar o sabor, acrescente folhas de hortelã ou cascas de abacaxi”, finaliza Cristiane.