Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos anti-inflamatórios: Veja como eles agem em nosso organismo!
Guia Culinário 14/07/2016

Alimentos anti-inflamatórios: Veja como eles agem em nosso organismo!

Cansaço, dores nas articulações, imunidade baixa… Todos esses sintomas, que atrapalham e muito o nosso bem-estar, são causados quando há alguma inflamação no corpo. Por isso, dentre os principais tratamentos para manter um corpo ativo e livre de problemas, uma alimentação feita à base de ingredientes anti-inflamatórios pode fazer toda a diferença em sua qualidade de vida! Saiba mais sobre os elementos desse grupo alimentar e como eles agem no organismo.

A inflamação é um processo natural do corpo. É uma resposta do sistema imunológico, de defesa do organismo, a uma irritação local, lesão ou infecção, com a liberação de histamina. Os sinais clássicos são inchaço, vermelhidão e dor. Estudos comprovam que uma alimentação inadequada também produz e agrava as inflamações. A nutricionista Caroline Codonho explica como a ingestão de alimentos anti-inflamatórios age para prevenir esse problema:

“O consumo dos alimentos anti-inflamatórios nos auxilia a equilibrar o bom funcionamento do organismo, assim como dar suporte ao nosso sistema imune. Devem fazer parte do nosso consumo habitual e não somente quando estamos debilitados”, ressalta a nutricionista Caroline Codonho.

5 alimentos anti-inflamatórios para acrescentar na sua alimentação

Gengibre: A raiz, com um sabor extremamente marcante, tem ação antioxidante no nosso organismo, ajudando na prevenção de doenças e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce. Pode ser utilizado em sucos, chás, doces e cozidos de carne ou frango.

Cúrcuma: Essa especiaria também é um agente antissépitco, antibacteriano natural e um desintoxicante para o fígado. Para utilizá-lo, acrescente-a no final das preparações cozidas para ter o seu efeito potencializado.

Alho: O chamado “super alimento”, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina B6, C e selênio, que inibem a proliferação das células cancerígenas.

Limão: Fonte de vitamina C para o organismo, a fruta é responsável por fortalecer a imunidade. Para seu melhor uso, utilize a casca, que é a parte com maior quantidade de terpenos, as substâncias mais importantes e funcionais do alimento.

Mel: O doce alimento é uma boa fonte de minerais para o nosso organismo, tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo, beneficiando a saúde do corpo de uma forma geral. É recomendado o consumo diário de 1 colher de chá ou acrescentá-lo em alguma fruta a seu gosto.

Receita de chá funcional para melhorar a sua imunidade

Ingredientes:

– 5 fatias de gengibre

– 2 dentes de alho

– 500ml de água

– Casca de 1 limão

– 1 colher sobremesa de mel.

Modo de Preparo: ferva os ingredientes por 10 minutos e adicionar o mel após coar.