Sabe como aumentar a imunidade? Nutricionista dá dicas para se manter saudável

Para aumentar a imunidade, o ideal é dar preferência aos alimentos naturais (legumes, verduras e frutas) e apostar na variedade
Para aumentar a imunidade, o ideal é dar preferência aos alimentos naturais (legumes, verduras e frutas) e apostar na variedade
Nicolle Venturi

Consultor:

Nicolle Venturi

Formada em Nutrição pela UFF, atualmente faz a segunda graduação em Gastronomia pela UFRJ

Para prevenir gripes, resfriados e outras doenças, é muito importante ter uma alimentação - e um estilo de vida - que ajude a fortalecer o nosso sistema imunológico. O segredo para isso é adotar certas mudanças de hábito no dia a dia para, a longo prazo, fortalecer bem o organismo. Para esclarecer melhor esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi, que deu ótimas dicas para aumentar a imunidade. Confira!

Para aumentar a imunidade, o segredo é 'se alimentar bem, dormir bem, beber bastante água e se exercitar'

Quando o objetivo é dar um up no sistema imunológico, muitas pessoas já pensam logo nos suplementos de vitaminas C, do complexo B e nos sucos de frutas cítricas - opções que, de fato, ajudam a hidratar e fortalecer o organismo. No entanto, de acordo com a nutricionista Nicolle Venturi, não é possível aumentar a imunidade com uma fórmula específica da noite para o dia - é necessário tomar algumas atitudes em conjunto.

"Para ter uma boa imunidade, é necessário se alimentar bem, dormir bem, beber bastante água e se exercitar. Esse é o tripé básico! Quanto à alimentação, o indicado é comer frutas, legumes, verduras, grãos e leguminosas. Essas são importantes fontes de vitaminas e minerais - micronutrientes que são essenciais para o nosso sistema imune. Dormir bem também é fundamental, pois um corpo cansado fica mais lento e isso pode afetar nossa imunidade. Manter o corpo em movimento também é importante para garantir saúde mental e, além disso, o exercício fortalece o nosso organismo - o que é importante para ter uma boa resposta do nosso sistema imunológico", explica Nicolle.

"Vale destacar que as vitaminas e minerais têm funções cruciais para o metabolismo de enzimas e coenzimas. Sem isso, nosso organismo não conseguiria realizar as reações metabólicas de forma simples (que é o que nos mantém vivos). Indo mais a fundo, esses micronutrientes são fundamentais para a formação de tecidos que protegem o nosso corpo, como a pele, membranas da mucosa e o sistema gastrointestinal. Tudo está ligado ao nosso sistema imune e, por isso, os micronutrientes são tão importantes", complementa a nutricionista.

Dê preferência a alimentos naturais crus ou levemente cozidos

Caso a ideia seja aproveitar ao máximo os alimentos e seus nutrientes, é muito importante tomar cuidado com o modo de preparo das refeições. Afinal, caso você queime ou cozinhe demais certos vegetais, é bem provável que acabe eliminando vitaminas e minerais importantes. De acordo com a nutricionista, existem formas de preparar os alimentos sem comprometê-los em termos nutricionais.

"Para aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos, o ideal é consumir os vegetais crus ou levemente cozidos (dê preferência ao cozimento a vapor). Quando se trata de frutas, o recomendado é descascar ou cortar e já comer logo em seguida. Lembre-se também de variar sempre na alimentação. Não adianta ficar apenas na laranja, couve ou berinjela, sabe? É necessário apostar na variedade sempre que possível", finaliza Nicolle.

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