Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 27/09/2019

Chá por infusão ou decocção? Descubra suas diferenças e como fazer cada um

O chá é uma bebida milenar que atrai fãs ao longo das gerações. Ele é muito apreciado em dias frios e em gripes e resfriados, mas há quem adore tomá-lo em vários momentos do dia. Sem falar que há diversos tipos, muitos sendo considerados verdadeiros remédios naturais. Para os verdadeiros apreciadores da bebida, o modo como ela é preparada diz tudo sobre suas propriedades e benefícios para a saúde. Vale lembrar que os chás geralmente têm dois modos de preparo: a decocção e a infusão. Mas afinal, quais as características de cada um?

A diferença entre a infusão e a decocção

Quando fazemos um chá por infusão colocamos um pouco de água quente (recentemente fervida) em um recipiente com ervas e folhas e tampamos por alguns minutos para que os princípios ativos se liberem na água – é o método utilizado pelos chás prontos de saquinho, por exemplo. Já no processo de decocção, a planta é fervida junto com a água, e os compostos benéficos são extraídos durante a fervura. Por ser um processo mais lento, a decocção é geralmente utilizada para chás de raízes, caules e cascas, que precisam de mais tempo para liberarem seus ativos. Entretanto, ela pode ser usada em folhas e flores sem problemas.

Como fazer a decocção?

Parta os caules, as cascas ou as raízes, no caso de folhas e ervas, desfolhe os galhos e deixe as flores despetaladas, fracionando o máximo possível as plantas. Coloque tudo na água e ponha para ferver em fogo baixo ou médio. Você vai perceber que com o tempo a coloração da água vai mudar, mas só desligue o fogo após a ebulição. Espere esfriar, coe o chá e sirva.

Quais os melhores chás feitos por decocção?

Cascas de frutas, como abacaxi e maçã, gengibre, canela em pau, cravo, anis e ervas desidratadas são ótimas opções para a decocção. Dependendo da planta, entretanto, a decocção não é o processo mais indicado. Flores delicadas, como o hibisco e a camomila, perdem suas propriedades benéficas quando entram em fervura, e são melhor aproveitadas se colocados em infusão. Você também pode mesclar os chás para uma experiência mais saborosa e saudável.

Melhores chás para serem feitos por infusão

Chás de flores e folhas ficam ótimos se preparados em infusão. Hortelã, erva cidreira, melissa, e algumas frutas, como laranja e limão, vão bem abafados em água quente. Os chás de frutas frescas cortadas em pedaços também são exemplos para esse tipo de preparo.