Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento

Para garantir o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório, uma boa dica é ter o hábito de comer maçã e outras frutas, além de praticar exercícios físicos regularmente
Para garantir o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório, uma boa dica é ter o hábito de comer maçã e outras frutas, além de praticar exercícios físicos regularmente

Ter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação atrelada à prática regular de exercícios físicos, é muito importante para garantir a saúde pulmonar. O que muita gente não sabe, no entanto, é que existem alguns alimentos (em especial frutas e vegetais verde-escuros) que são ainda mais benéficos para os pulmões e não podem faltar de jeito nenhum na alimentação de quem tem problemas respiratórios. Quer conhecê-los? Aqui, nós preparamos uma lista com 6 alimentos que ajudam a fortalecer o pulmão (e as vias respiratórias como um todo) quando consumidos a longo prazo. Confira!

1. Alho é um anti-inflamatório natural e aumenta a imunidade

Além de ser um dos temperos mais usados na culinária brasileira, o alho funciona como excelente anti-inflamatório natural e tem várias substâncias benéficas para o sistema respiratório. O alimento é fonte de alicina - composto que concede o aroma característico do alho, melhora a imunidade e ajuda a combater possíveis infecções pulmonares. Para ter um efeito anti-inflamatório mais eficiente, o ideal é consumir o alho cru picadinho (o que pode ser feito em saladas ou molhos, por exemplo).

2. Cenoura tem betacaroteno e pode ser consumida em forma de xarope

Por ter um alto teor de vitaminas A, C e substâncias antioxidantes, como o betacaroteno, a cenoura também é uma grande aliada dos sistemas imunológico e respiratório. Para tratar tosse e eliminar o muco, o xarope de cenoura, por exemplo, é um dos mais indicados. Uma boa dica é também usar o vegetal no preparo de sucos, smoothies ou saladas detox.

3. Gengibre tem ação anti-inflamatória e ajuda a limpar as vias respiratórias

Além de ter uma forte ação termogênica, auxiliando na perda de peso, o gengibre se destaca por limpar as vias respiratórias, sendo indicado para quem tem asma, por exemplo, e também evita o surgimento de possíveis infecções. Essa especiaria é bem aromática, tem alto teor de antioxidantes (como flavonoides, taninos e carotenoides) e substâncias anti-inflamatórias que previnem gripes e resfriados.

4. Maçã fornece compostos fenólicos que combatem inflamação no pulmão

As frutas de uma forma geral tendem a ser grandes aliadas da saúde dos pulmões. A maçã, em especial, se destaca por ter compostos fenólicos (como a quercetina) que ajudam a combater a ação oxidante dos radicais livres e reduzem a inflamação pulmonar. Ao consumir maçã a longo prazo - seja in natura, em sucos, doces ou saladas - é possível melhorar o funcionamento do aparato respiratório e também manter a imunidade fortalecida.

5. Laranja tem vitamina C, que aumenta a imunidade e previne possíveis problemas respiratórios

Pertencente ao grupo das frutas cítricas, a laranja tem alto teor de vitamina C e é um dos melhores aliados para turbinar a imunidade, prevenir gripes, resfriados e, consequentemente, deixar as vias respiratórias desobstruídas e os pulmões em bom funcionamento a longo prazo. A nossa dica é usar a laranja no preparo de sucos, chás, xaropes caseiros e até mesmo de geleias e compotas.

Obs.: Outras frutas cítricas, como abacaxi, limão, acerola e tangerina também são grandes aliadas da saúde dos pulmões.

6. Couve é rica em fibras e antioxidantes que ajudam a manter a saúde pulmonar

Para fortalecer os pulmões e manter o organismo sempre em equilíbrio, uma das principais dicas é apostar no consumo de vegetais verde-escuros, como rúcula, agrião, espinafre e brócolis. A couve, por exemplo, é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo. As folhas verdes de uma forma geral fortalecem a saúde pulmonar, pois quando consumidas no dia a dia diminuem os riscos de doenças respiratórias.

Publicada em: 02/12/2020

Editada em: 06/05/2021

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