Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Plantas medicinais: conheça as principais e seus benefícios para o nosso corpo
Movimente-se 15/03/2019

Plantas medicinais: conheça as principais e seus benefícios para o nosso corpo

A natureza realmente fornece tudo que precisamos para viver bem – as plantas medicinais, por exemplo, são provas vivas de que isso é verdade, pois funcionam como remédios naturais muito benéficos. Existem muitas ervas, especiarias e espécies de plantas que só têm a acrescentar no nosso organismo. E, para conhecer as principais delas, nós conversamos com o terapeuta holístico Jayme Siqueira. Dá uma conferida!

1. Cavalinha é rica em minerais importantes para a saúde

Muita gente desconhece essa planta, mas ela é uma das mais importantes e benéficas que existem no universo das ervas medicinais. Isso porque ela tem inúmeras propriedades terapêuticas, possuindo ação anti-inflamatória, diurética e também digestiva. De acordo com o terapeuta holístico Jayme Siqueira, ela é rica em minerais fundamentais para o nosso organismo: “A cavalinha é muito anterior à existência do homem e, por isso, tem toda uma memória celular e uma série de minerais que são essenciais para a gente”, explica.

Uma boa dica é preparar chás a partir da cavalinha e das folhas de bambu (um desdobramento da cavalinha), que se tornam bebidas desintoxicantes e fortalecedoras do sistema imunológico.

2. Oliveira garante longevidade

Outra planta que merece destaque é a oliveira, pois é rica em antioxidantes, funciona como anti-inflamatório e ajuda no tratamento de problemas de pele. Segundo o terapeuta, ela é uma planta que garante uma maior conservação do nosso corpo: “No universo das plantas milenares, a oliveira é uma das que mais se destaca. Na alimentação mediterrânea, por exemplo, a oliva é considerada um alimento muito importante, pois ajuda na digestão e garante longevidade para as pessoas”, comenta o profissional.

3. Babosa tem poder curador

A babosa, também conhecida como aloe vera, é mais uma planta que merece destaque nessa lista. Isso porque os benefícios que ela traz são inúmeros: dentro de suas folhas, ela possui um gel “milagroso” que pode ser usado para tratar queimaduras, cicatrizes, picadas de insetos e até mesmo atua como anti-inflamatório natural. O suco do gel da babosa também é um alimento usado para desintoxicar e auxiliar na digestão.

4. Mulungu combate estresse, depressão e ansiedade

Se você nunca ouviu falar no mulungu, chegou a hora de conhecer uma das plantinhas mais curadoras que existem. Ela se destaca por suas propriedades calmantes, antidepressivas, diuréticas e anti-inflamatórias. De acordo com o Jayme, essa é uma das plantas medicinais mais importantes:

“Para quem tem dor de cabeça, problema para dormir ou sofre com ansiedade, eu recomendo o mulungu. Essa planta é uma importante hepatoprotetora, porque atua fazendo uma desintoxicação do fígado e garante uma maior tranquilidade à nossa mente. É sempre muito bom tomar o mulungu, porque ele relaxa, ameniza a ansiedade, alivia o estresse, é antidepressivo… traz realmente muitos benefícios”, explica o terapeuta.

5. Camomila tem propriedades calmantes e digestivas

Essa é uma das plantas mais conhecidas e, pelo menos uma vez na vida, é provável que você já tenha tomado um chá de camomila. Essa erva é conhecida pelo seu poder calmante e suas propriedades digestivas. Além disso, ela ajuda a amenizar o enjoo e a cólica menstrual, trazendo mais conforto para o nosso organismo.

Uma forma interessante de consumir todas essas plantas, inclusive, é através dos florais – soluções que contêm essências de flores e plantas muito benéficas ao organismo. Geralmente, você só precisa tomar algumas gotinhas por dia como forma de tratamento.

Além disso, vale lembrar que existem muitas outras plantas medicinais, tais como o agrião, a hortelã, manjericão, lavanda e diversas outras que têm propriedades curadoras. Para passar a consumi-las no seu dia a dia você pode se consultar com um terapeuta holístico e, assim, também conhecê-las mais a fundo. Fica a dica!