Benefícios da soja: por que passar a consumir esse ingrediente vegano

Soja é rica em vitaminas em minerais, possui fibras solúveis e ainda é muito proteica
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Com o aumento no número de veganos no mundo, ingredientes versáteis e sem origem animal se tornaram cada vez mais populares. Esse é o caso da soja, grão utilizado para fazer de leite a farinha. Mas a melhor parte é que além de ser um ótimo substituto para diversos alimentos seu consumo é muito benéfico para a saúde.

Soja é rica em vitaminas em minerais

Um dos maiores benefícios da soja é que ela possui uma poderosa combinação de vitaminas e minerais. Para começar, é rica em vitamina A, o que significa que é boa para os olhos e deixa pele e cabelos mais fortes. Também possui boas quantidades de vitamina C, o que significa que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, além de ser um bom antioxidante. O fator deixa o organismo mais resistente a doenças e ainda combate o excesso de radicais livres pelo corpo. Essas substâncias, por sua vez, podem gerar a oxidação celular, o que acarreta em envelhecimento precoce e, em casos mais extremos, no desenvolvimento de um câncer.

Já em relação ao minerais, a soja prova mais uma vez a sua eficácia como ingrediente versátil. Isso porque ela é rica em cálcio, que é muito encontrado no leite. Mas como veganos não comem nada de origem animal, a bebida de soja surge como um bom substituto. É bom lembrar que o cálcio deixa dentes e ossos mais fortes, evitando problemas como a osteoporose.

A soja também possui boas quantidades de fósforo, mineral que trabalha na formação do DNA e RNA. Com isso, auxilia o metabolismo, dando mais energia para o corpo e sendo indicado a pessoas que fazem exercícios físicos. Por fim, tem magnésio, que ajuda no bom funcionamento celular e hormonal.

É muito proteica

Para quem resolveu abandonar de vez a carne do cardápio, a soja se mostra uma boa alternativa. Isso porque ela é rica em proteína vegetal, que é essencial para o bom funcionamento do organismo. Além disso, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e da anemia. É bom lembrar que o tofu também é feito a partir da soja, e portanto sua inclusão em receitas veganas é ideal para quem precisa ter uma alimentação mais proteica.

Possui fibras solúveis

Graças às suas fibras solúveis, que são as dissolvidas em água, a soja controla os níveis de colesterol e reduz os de açúcar no sangue. Alimentos com esse componente também dão a sensação de saciedade, que reduz as chances de a pessoa comer mais do que necessita. Com isso, ele é um grande aliado das dietas de emagrecimento. Também é um aliado do intestino por regular o sistema digestório, evitando problemas como o inchaço corporal e a constipação.

Tem isoflavona, que reduz sintomas da TPM e da menopausa

A soja também possui isoflavona, composto que muitas vezes é receitado como suplemento por médicos. Isso porque esse princípio ativo reduz os sintomas da TPM e da menopausa, sendo, portanto, indicado a mulheres que sofrem com esses problemas. Ao mesmo tempo, em excesso a isoflavona pode trazer danos ao organismo. Por isso é essencial priorizar uma dieta balanceada e rica em diferentes nutrientes para que não seja preciso consumir soja em grandes quantidades. Lembrando que mesmo veganos podem encontrar outros substitutos para produtos de origem animal. O ideal é consultar um nutricionista para ter certeza que o seu cardápio diário está fornecendo todos os nutrientes necessários para a sua saúde.

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