Vitaminas e minerais: Por que essa união de nutrientes é tão importante? Saiba!

<p>A união entre vitaminas e minerais é umas das mais importantes em relação a nossa alimentação diária. Os dois elementos, quando unidos, potencializam seus poderes, gerando muito mais energia e força ao organismo.<br /><br /><br /></p>
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A união entre vitaminas e minerais é umas das mais importantes em relação a nossa alimentação diária. Os dois elementos, quando unidos, potencializam seus poderes, gerando muito mais energia e força ao organismo.
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Você já parou para pensar que muito se fala em vitaminas e mineirais e o quão importantes e essenciais para o nosso organismo eles são? Mas, você sabe porquê essa combinação é tão poderosa? Como eles se completam em nossa alimentação? Veja e entenda mais sobre os benefícios que esses nutrientes podem nos trazer.

As vitaminas e minerais são substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e devem ser ingeridos através da alimentação, já que o nosso corpo não é capaz de produzir sozinho, diferente de outos nutrientes. Eles são responsáveis por regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo de uma forma geral.

"Vitaminas e minerais são muito importantes para o organismo, além de carboidratos, lipídios e proteínas, eles participam de varias funções do organismo. Cada um tem uma função isolada, mas também trabalham em conjunto. Precisamos ter uma proporção certa deles no organismo, pois, a falta de um pode acarretar no excesso de outro, ou o excesso de um pode afetar na carência do outro. Por exemplo, o ferro é um mineral melhor absorvido na presença de vitamina C e vitamina A, então uma boa combinação para anêmicos seria comer feijão, com cenoura e, depois do almoço, tomar um suquinho de goiaba ou caju para potencializar essa absorção", explica a nutricionista Paola Lisboa.

Veja alguns alimentos onde encontramos vitaminas e minerais

Vitaminas: Leite, óleos de peixe, sementes e verduras, como brócolis e couve, por exemplo, fígado e frutas como laranja, kiwi, banana.

Mineirais: Ostras, mariscos, fígado, grãos, cebolas, carnes, leite, gema de ovo e leguminosas.

A maioria dos alimentos, são ricos em ambas as substâncias, completando um quadro nutricional exemplar para a alimentação, mas a nutricionista alerta que um acompanhamento profissional é indispensável: "O ideal é sempre procurar uma nutricionista para saber mais sobre o assunto, porque também existe o fato que alguns minerais atrapalharem a absorção de algumas vitaminas. Um profissional saberá te explicar e indicar as melhores combinações." finaliza a Dra. Paola.

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