Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos à base de soja: descubra quais são os mais saudáveis para consumir
Guia Culinário 25/10/2017

Alimentos à base de soja: descubra quais são os mais saudáveis para consumir

Leite, queijo, molho e até um saudável iogurte, você sabe o quanto a soja pode ser aproveitada em nossa alimentação? Dono de propriedades nutricionais poderosas, o grão é fonte de proteínas e é também um aliado perfeito para dietas vegetarianas ou veganas, que não consomem carne ou produtos de origem animal, além de ser indicado para pessoas intolerantes à lactose, já que ela muito usada em substituição ao leite e seus derivados. Descubra os benefícios da soja para a alimentação e saiba quais são os alimentos mais saudáveis.

Os grãos de soja são ricos em proteínas vegetais, de alto valor biológico, e possuem aminoácidos essenciais que são mais facilmente absorvidas pelo organismo. Por isso, segundo a nutricionista Cristiane Coronel, os alimentos feitos à base de soja são saudáveis e ajudam no bem-estar do organismo:

“Os alimentos à base de soja são alternativas aos produtos lácteos, que oferecem grande valor proteico, fonte de gorduras poli-insaturadas e de micronutrientes como o cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitamina E e zinco. Estudos mostram que a soja também pode fazer parte do tratamento de reposição hormonal em mulheres, pois possui um fitoestrógeno chamado isoflavona, que regula e aumenta os níveis de estrógeno”, destaca a profissional indicando os melhores produtos de soja para o nosso consumo. Confira!

5 Alimentos à base de soja para um plano alimentar saudável e nutritivo

1 – Soja texturizada: Também chamada de proteína de soja, esse alimento é mais conhecido como o substituto da carne, já que sua textura é a que mais se aproxima do alimento animal. A soja texturizada se torna uma boa fonte de fibras alimentares para a refeição, garantindo saciedade e facilitando o trânsito intestinal, além conter baixo teor de sódio, melhorando ainda mais a saúde cardiovascular.

Formas de consumo – A soja texturizada pode ser preparada bem como a carne de origem animal mesmo, pode ser assada, cozida, grelhada e incluída em diversas preparações.

2 – Leite de soja: A bebida de soja se torna uma alternativa aos produtos lácteos para intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite. Esse alimento ainda pode ser encontrado misturado com sucos de frutas, trazendo novas opções para o dia a dia dos alérgicos ao leite.

Formas de consumo – Assim como os sucos ou o leite, a bebida de soja pode estar presente na primeira refeição do dia ou nos lanches intermediários. Podem compor vitaminas e ser misturado com café.

3 – Tofu: Conhecido também como “queijo de soja“, o tofu é um alimento muito presente na alimentação vegana. Muito versátil, ele pode ser incluído em diversas preparações, sendo elas doces ou salgadas. Fonte de ácidos graxos, o ômega 3, o tofu é um alimento ideal para manter a saúde cardiovascular e deixar o cérebro saudável.

Formas de consumo – Pode ser servido como aperitivo, grelhado, assado, misturado em saladas ou em forma de pasta. O segredo é o tempero e as especiarias que serão utilizadas.

4 – Farinha de soja: Usada para substituir a farinha de trigo, esse alimento atua trazendo mais fibras alimentares para a receita e o melhor, sem alterar o sabor das preparações. A farinha de soja tem um sabor neutro, logo, pode ser misturada com diversos ingredientes. Rica em fibras e proteínas, ela se torna perfeita para garantir um emagrecimento saudável e equilibrado.

Formas de consumo Pode ser usada para o preparo de bolos, tortas, pizzas funcionais, pães, sopas, etc.

– Shoyo (molho de soja): Quer trazer um tempero especial para as suas preparações? O molho shoyo vai te ajudar. Rico em proteínas, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, por ser um derivado da soja, o molho tem função antioxidante para as receitas, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce das células e garantindo o bem-estar do sistema imune.

Formas de consumo – É utilizado para molhos, tempero de saladas, para a culinária japonesa ou simplesmente para dar um sabor diferenciado às carnes e legumes.

Recomendação: Dê preferência pela versão light do alimento, pois possui menos sódio que a a tradicional.

O equilíbrio alimentar é o segredo do bem-estar

Cristiane Coronel ressalta que ter uma alimentação variada, com diversos grupos alimentares é a melhor maneira de manter o corpo saudável e livre de qualquer enfermidade: “O importante é o equilíbrio e variação de alimentos diários. Eleger um alimento como fonte principal de nutrientes não é interessante, sendo ele de soja ou não”, finaliza a profissional.