O que podemos comer? Veja um cardápio especial para afastar os sintomas da TPM

Sabia que existe um cardápio prontinho para você durante e fase de TPM? Veja aquii alguns alimentos que ajudam no controle da tensão pré-menstrual e como podemos consumi-los no dia a dia!
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Sabia que existe um cardápio prontinho para você durante e fase de TPM? Veja aquii alguns alimentos que ajudam no controle da tensão pré-menstrual e como podemos consumi-los no dia a dia!
Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher surgiu no início do século XX, para homenagear as causas femininas, por seus direitos e melhores condições de vida. Contudo, ainda existe uma luta "inglória" que toda a mulher enfrenta através de gerações: a TPM! Por isso, para celebrar essa data, o Conquiste Sua Vida apresenta algumas formas de aliviar esses sintomas através de uma alimentação saudável e muito saborosa. Veja esse cardápio especial!

Apesar de alguns alimentos, principalmentes os industrializados, causarem certos tipos de estresse, comer, geralmente, é uma ótima opção para melhorarmos o nosso humor. Na fase de TPM, provocada pela alteração hormonal que antecede a menstruação, os sentimentos das mulheres ficam aflorados e, por isso, há tantas variações de emoções, que vão de ansiedade e fácil irritabilidade, até dores no corpo e sintomas de depressão. A nutricionista Mariane Valpassos separou alguns alimentos essenciais que podem ajudar a prevenir e combater esse problema, vamos lá:


Alimentos para afastar os sintomas da TPM

Banana: Extremamente versátil - pode ser usada em receitas de doces e até mesmo misturada em pratos salgados - essa poderosa fruta é rica em potássio e em fibras, além de conter triptofano. "O triptofano é convertido em serotonina, um relaxante natural que acalma a mente da mulher e melhora o humor, aliviando o estresse e trazendo a sensação de bem-estar", destaca a nutricionista.


Aveia:
Muito usada em shakes e vitaminas para fortalecer o café da manhã, esse cereal, segundo a Dra. Mariane, também é fonte de triptofano e de fibras que prolongam a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal.

Laranja: Outra fruta poderosa que acompanha os mais deliciosos pratos e bebidas refrescantes, a laranja é rica fonte de cálcio, vitamina C e diversos minerais, que dão mais ânimo e ajudam a combater o estresse e cansaço, proporcionando um relaxamento ao corpo.

Brócolis: Uma saladinha sempre cai muito bem para juntar a fome com a vontade de comer. E o brócolis, graças aos altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes, deve fazer parte de qualquer entrada. O vegetal, rico em ácido fólico, auxilia no combate à enxaqueca, por exemplo.

Chocolate 70% cacau: A melhor notícia deixamos para dar no final. Sim, o chocolate também ajuda no combate da TPM! Mas, calma. "Comido moderadamente, o alimento, feito à base de 70% de cacau, é estimulante e um anti-depressivo natural, que auxilia na liberação de endorfina, causando sensação de alegria e relaxamento. Também contem triptofano e flavonóides, diminuindo os sintomas de depressão", finaliza Mariane Valpassos.

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