Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 30/08/2019

Xô, preconceito! 9 alimentos exóticos que você deveria provar

Comer alimentos naturais é uma boa alternativa para quem quer levar uma vida mais saudável. Mas existem muitos alimentos que você não conhece e que podem turbinar sua alimentação e contribuir muito para a sua saúde. Feche os olhos para o preconceito e conheça 9 alimentos exóticos que vão trazer um sabor a mais na sua rotina.

1. Amaranto, o cereal amigo dos celíacos

O amaranto é um cereal exótico recheado de benefícios. Ele é fonte de proteínas, o que favorece o fortalecimento dos músculos, e de cálcio, fortalecendo ossos e dentes e combatendo a osteoporose. Por ser rico em antioxidantes, ele previne diversos tipos de câncer, combate o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. O amaranto também é rico em fibras, o que melhora o funcionamento intestinal, auxilia no emagrecimento saudável e auxilia na prisão de ventre. E alô, celíacos: ele também é livre de glúten!

2. Alfarroba, um bom substituto do chocolate

Esse alimento exótico é um fruto que produz uma polpa naturalmente doce, que pode ser transformada em pó e se tornar uma substituta do cacau. Ele é rico em complexo B e em vitamina A, que protege os olhos e a pele. Ela também é um alimento altamente fibroso, o que aumenta a sensação de saciedade. A alfarroba também é um poderoso antidiarreico e amigo do estômago, do intestino, regula o colesterol e é antioxidante. Diabéticos podem consumi-la à vontade, pois não contém açúcar.

3. Cagaita: fruta do cerrado é rica em vitamina C

A cagaita é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, que dão ânimo, energia, combatem à anemia e fortalecem o sistema imunológico, além de prevenirem o câncer e combaterem o envelhecimento precoce. A cagaita, entretanto, precisa ser consumida com parcimônia, pois o fruto exposto ao sol tem efeito laxante.

4. Kiwano, uma fruta diferente

Apesar do nome, ele não se assemelha em nada com o kiwi. Essa é uma fruta famosa na África e na Ásia e está vindo timidamente para o Brasil. Rico em antioxidantes e vitamina C, o kiwano é bom para a saúde do cérebro, do metabolismo e dos olhos. Também combate o estresse, a ansiedade e o envelhecimento precoce.

5. Rambutão previne a diabetes

Essa fruta, muito semelhante à lichia, é repleta de benefícios. Rica em vitamina C e minerais como cálcio, ferro e fósforo, ela é boa para a saúde dos ossos, dos cabelos e dos rins. O pó feito com rambutão é conhecido por prevenir a diabetes, sendo indicado para pessoas com a doença na família.

6. Araçá-rosa é altamente proteico

Quer um alimento rico em proteínas? Então precisa conhecer o araçá-rosa, fruta facilmente encontrada em diversas regiões do Brasil. Ela também é excelente para gripes e resfriados, além de ter propriedades antimicrobianas. Suas folhas têm poder antibiótico e anti-inflamatório, e sua polpa ajuda no tratamento da prisão de ventre, do estresse e da ansiedade.

7. Taioba: semelhante ao inhame, ela combate a anemia

A taioba é um vegetal parecido com o inhame, muito usado em saladas e em sucos detox graças aos seus benefícios para a saúde. Por ser rica em fibras, ela é amiga do intestino e aumenta a sensação de saciedade. Rica em vitaminas A e C, também protege a visão, a pele, atua como antioxidante e ajuda a combater a anemia.

8. Tamarilho é bom para o colesterol

O tamarilho é uma frutinha pequena ainda desconhecida em boa parte do país. Porém, seus benefícios são inúmeros: regula a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol ruim no sangue, é bom para a saúde do fígado e do sistema nervoso e tem efeito laxante. Ele também é poderoso em casos de gripe e melhora o sistema imunológico.

9. Mangostão diminui os níveis de açúcar no sangue

Diabéticos, essa é para vocês! O mangostão ajuda a tratar a doença, pois diminui os níveis de glicose no sangue. Antioxidante e com função antibacteriana, ele ajuda no tratamento de doenças e protege a pele e os cabelos. Seus benefícios não param por aí: ele controla a pressão arterial, é amigo do estômago e combate o mal de Alzheimer.