Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabia que o amaranto é rico em cálcio? Conheça seus principais benefícios
Guia Culinário 28/09/2018

Você sabia que o amaranto é rico em cálcio? Conheça seus principais benefícios

Você já ouviu falar no amaranto? Rico em antioxidantes e nutrientes essenciais – como proteínas, ferro, cálcio e fósforo, por exemplo -, esse grão se destaca por entregar uma série de benefícios para a saúde. Dentre eles, está o poder de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, a prevenção contra o câncer e o aumento da sensação de saciedade – o que é ótimo para quem deseja seguir uma alimentação mais regrada. Saiba mais detalhes sobre o ingrediente para entender por que adicioná-lo já ao seu cardápio!

Grão é liberado para celíacos por não ter glúten

Quem é celíaco precisa ficar bem atento aos alimentos que vai consumir, já que a presença do glúten em algum deles pode causar uma série de complicações no organismo. Dentre a lista de ingredientes proibidos, estão, inclusive, os cereais – como aveia, cevada e malte, por exemplo.

No entanto, o amaranto aparece como uma opção para quem sofre com o problema por ser um pseudocereal e não contar com a presença dessa substância em sua composição, funcionando como uma boa fonte de fibras sem oferecer risco de alergias.

Amaranto ajuda a manter uma alimentação saudável por aumentar a sensação de saciedade

Devido à presença de fibras, uma das vantagens de consumir o amaranto está no fato de esse grão contribuir para o aumento da sensação de saciedade. E qual a vantagem dessa propriedade? É que, quando ficamos satisfeitos com a refeição mais rapidamente, nos alimentamos de forma mais equilibrada – sem excessos e sem beliscadas entre uma refeição e outra. Outra vantagem é que o ingrediente ajuda a regular o sistema digestivo.

Tem antioxidantes que aumentam a imunidade e combatem o câncer

Além de ter nutrientes essenciais para o organismo, o amaranto também conta com a ação de agentes antioxidantes, como é o caso do esqualeno e da vitamina C. Assim, combatendo os radicais livres, essas substâncias ajudam a aumentar a imunidade do organismo e também a impedir a ação das células que causam doenças ainda mais sérias – como o câncer, por exemplo.

Fortalece músculos e ajuda a impedir problemas nos ossos

Quando se fala em alimento rico em cálcio, todo mundo logo pensa no leite. Mas você sabia que o amaranto tem uma concentração ainda maior desse componente? Sendo assim, apostar nesse pseudocereal é uma das melhores medidas para quem deseja manter músculos e ossos saudáveis – servindo como um aliado, inclusive, de quem deseja se prevenir contra a osteoporose por aumentar a densidade óssea.

Faz bem para o coração por controlar o colesterol e a pressão arterial

Junto com as fibras e com as substâncias antioxidantes, o amaranto tem ainda mais componentes que ajudam a controlar o nível de colesterol – como é o caso do ômega 3 e das proteínas. Além disso, graças à presença de peptídeos, pode ser aliado de quem sofre com hipertensão por impedir a ação das enzimas responsáveis pelo aumento da pressão arterial.