Rúcula: Descubra novas formas para consumir e aproveitar os seus benefícios!

Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.
Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.
Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.
Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.
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Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.
Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.
Além de muito poderosa nutricionalmente, a rúcula também é uma ótima aliada para a gastronomia. Versátil, essa folha pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Veja algumas sugestões.

Se você acha que está na hora de inovar em sua alimentação do dia a dia, que tal investir mais na versatilidade da rúcula? Extremamente saudável, a folha verde escura é uma excelente alternativa para incluirmos importantes nutrientes nas receitas, além de trazer um sabor todo particular aos pratos. Conheça alguns dos principais benefícios desse poderoso vegetal e saiba como é fácil acrescentá-lo em sua rotina alimentar.

Dona de um sabor levemente amargo e aroma bem característico, a rúcula facilmente se adapta aos diferentes sabores e composições gastronômicas. Por isso, apesar de ser muito relacionada às saladas, ela, cada vez mais, também faz parte de receitas saudáveis, podendo ser utilizada em sanduíches (substituindo o alface), sucos verdes, massas e, até mesmo, pizzas funcionais.

Segundo a nutricionista Daniella Chein as rúculas devem ser consumidas cruas, em suas formas naturais porque, ao serem cozidas, elas perdem boa parte das suas propriedades nutricionais. A profissional também alerta quanto ao cuidado com a higienização das folhas e no preparo antes de consumi-la: "Tenha atenção à higiene do vegetal: lavar em água corrente retirando os resíduos. Prepare uma solução misturando 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixe o vegetal por 15 minutos. Torne a lavar e pronto", explica a especialista.

Veja, abaixo, algumas boas opções de receitas com rúcula para ampliar o seu cardápio alimentar!

6 receitas saudáveis com rúcula

- Talharim integral com legumes orgânicos e pesto de rúcula

- Peito de frango com salada de tomate rúcula e salsa

- Carne recheada com rúcula e palmito orgânico

- Espaguete caseiro integral com rúcula, pimenta e cottage

- Pizza de frigideira integral de peito de peru e rúcula

- Sanduíche natural

Rúcula sem restrições: A folha pode ser consumida à vontade em uma alimentação equilibrada

Para quem almeja um corpo saudável e definido, a rúcula pode ser acrescida sem medo nas refeições do dia a dia. O vegetal possui pouquíssima quantidade de calorias e ainda proporciona saciedade, devido à presença das fibras alimentares em sua composição nutricional. Isso faz com a fome seja inibida, evitando a gula ou os lanchinhos extras nos intervalos das refeições. Além disso, as folhas podem ser poderosas aliadas para quem deseja perder peso. A Dra. Daniella destaca os principais benefícios nutricionais da rúcula para a nossa saúde:

"A rúcula é fonte de vitamina A e C, além de cálcio, potássio, ferro e ômega 3 que atuam contribuindo para o bom funcionamento do intestino e previnindo doenças como câncer de cólon. Por ser fonte de ferro, também contribui para prevenir anemia. Além disso, as fibras promovem sociedade e auxiliam na redução do LDL, o colesterol ruim e o potássio ajuda na regulação dos níveis da pressão arterial. Sua vitamina A é boa para a visão , pele, cabelos e unhas. Já a vitamina C, reforça o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados, além das infecções", finaliza a profissional.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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