Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/01/2021

Os alimentos ricos em colágeno indicados para manter a saúde da pele

Fontes de uma das proteínas mais abundantes do organismo, os alimentos ricos em colágeno são essenciais para manter a saúde da pele! Para quem não sabe, a substância é responsável por ajudar a formar cartilagens, ligamentos, ossos e tendões e melhorar a elasticidade da pele, evitando o desenvolvimento de rugas, estrias e celulites. Para saber quais são as principais fontes de colágeno e montar um cardápio rico na substância, continue lendo a matéria!

1. Carne bovina é um dos principais alimentos ricos em colágeno

Com um alto teor de proteínas, a carne bovina é uma das principais fontes de colágeno. Elas são ricas em diversas vitaminas do complexo B, possuem boas quantidades de ferro, zinco, fósforo, potássio, magnésio e selênio e ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele. Para consumi-la com esse propósito, a dica é investir em miúdos, como pés de porco, focinho de vaca, caldo de osso e músculo bovino.

2. Peixes têm menos colágeno que a carne, mas também devem fazer parte do cardápio

Embora não sejam a melhor fonte de colágeno, os peixes são outros alimentos que merecem fazer parte de um cardápio rico na substância. Ricos em ômega 3, ácido graxo presente principalmente no atum, no salmão e na sardinha, os peixes ajudam no bem-estar dos cabelos e previnem o envelhecimento precoce da pele, proporcionando elasticidade e firmeza.

3. Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno

Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno. No entanto, as frutas vermelhas merecem um destaque ainda maior nessa categoria. Além de serem fontes de vitamina C, elas também possuem licopeno, um antioxidante poderoso que ajuda a combater a ação de moléculas tóxicas no organismo e mantém a pele saudável. Para ajudar a compor o cardápio rico em colágeno, invista em morangos, amoras, cerejas e mirtilos.

4. Gelatina é feita com ingredientes ricos em colágeno

Produzida a partir de cartilagens, ossos e até mesmo a pele do boi, a gelatina é um alimento extremamente rico em colágeno. Para se ter uma ideia, quase 90% de sua composição são fontes da substância. Por isso, ela é indicada para quem deseja manter a pele bonita e saudável e ainda fortalece as unhas e cabelos.

5. Clara de ovo contém prolina, aminoácido não essencial que ajuda na produção de colágeno

Apesar de não ser uma das fontes naturais de colágeno, a clara de ovo é um ingrediente muito importante para a produção da proteína. Isso porque ela contém um aminoácido não essencial (chamado prolina) em sua composição, que ajuda na síntese da substância. Além disso, a clara de ovo também acumula reservas nutritivas que são importantes para o bom funcionamento do corpo e ajudam a manter a saudabilidade da pele.

6. Verduras e folhas verde-escuras também ajudam a produzir colágeno e a manter a pele saudável

Sabia que verduras como couve, espinafre, repolho e acelga são outras boas fontes de colágeno? Na verdade, a maioria das folhas verde-escuras possuem substâncias que ajudam na produção natural da proteína. Por isso, são extremamente indicadas para quem deseja manter a pele saudável. Além disso, elas são conhecidas por serem alimentos alcalinos que ajudam a reduzir a inflamação do corpo e regeneram as células da pele, evitando o desenvolvimento de rugas.

7. Alho é um alimento rico em enxofre, mineral essencial para a produção de colágeno

Por ser uma fonte de enxofre, o alho é outro alimento importante para a produção de colágeno. Ele ajuda a manter a pele firme e elástica, deixa os cabelos mais bonitos e também ajuda a sintetizar a queratina, principal proteína presente nas unhas.