Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação contra as rugas: Os alimentos alcalinos deixam a pele lisa e jovial!
Guia Culinário 02/12/2016

Alimentação contra as rugas: Os alimentos alcalinos deixam a pele lisa e jovial!

Quem não gostaria de retardar os efeitos do tempo e manter uma pele lisa, saudável e jovial? Pois é, um dos primeiros sinais do avanço da idade são as temidas rugas, motivo de “calafrios” para mulheres e homens que se preocupam com a estética. A boa notícia é que, através de uma alimentação equilibrada, principalmente voltada a alimentos alcalinos, é possível manter nossa pele limpa sem precisar utilizar cremes, comésticos ou seguir tratamentos. Veja quais alimentos você deve acrescentar no seu dia para manter sua pele bonita e bem cuidada!

As rugas são linhas e depressões causadas pela perda de elasticidade da pele. Além da idade natural, elas são causadas pelo excesso de sol, falta de colágeno e desidratação. Segundo a nutricionista Carolina Baliere, todos esses fatores podem ser amenizados quando nos adequamos a uma alimentação saudável e rica em nutrientes essenciais para manter a nossa pele jovial:

“A alimentação tem dois resultados: cuidar ou descuidar. Quando falo descuidar, seria no sentido de ter um reflexo de pele ressecada ou oleosa. E quando temos uma alimentação adequada e cuidadosa, refletimos o que desejamos de melhor para nós! Com uma alimentação mais alcalina, conseguimos por exemplo, regenerar e vitalizar as células. Não tem magia, este efeito de regeneração e revitalização celular pode começar a surtir efeito em apenas uma semana”, explica a profissional.

Como os alimentos alcalinos combatem as rugas?

Os alimentos alcalinos têm a função de purificar, tirar a acidez do corpo e desinflamar as células, por isso, eles são responsáveis por tornarem a nossa pele mais saudável e bonita. Segundo a Dra. Carolina Baliere, esses alimentos possuem ações desinflamatórias e probióticos que ajudam a matar as bactérias ruins:

“Alimentos que ajudam na limpeza do corpo e possuem ação antifúngica como as frutas vermelhas, linhaça, sementes germinadas, castanhas, semente de abóbora, laranja, cenoura, abóbora e folhas verdes escuras (couve, espinafre e brócolis) que ajudam na limpeza do fígado, estão na lista de alimentos alcalinos que previnem as rugas”, ressalta a profissional.

Faça exercícios – Além de uma alimentação alcalina e saudável, é de suma importância que alguns hábitos saudáveis façam parte do seu dia a dia. “A prática de atividade física constantemente, respirar com calma, ter boas noites de sono e consumir limão de jejum na água morna todos os dias de manhã, pois ajuda à tirar a acidez do estômago e a alcalinizar o meio”, completa a nutricionista.

O que fazer para impedir a propensão das rugas?

Ter uma pele durinha, livre de rugas e marcas de expressões também envolve abdicar de algumas coisas e ter bastante cuidado com outras. Para a Dra. Carolina Baliere, além de ingerir os alimentos alcalinos, devemos evitar alguns alimentos como as carnes, gorduras, frituras, trigo, leite e derivados, além dos produtos industrializados que geralmente não acrescentam nutrientes à nossa alimentação.

Além disso, evitar a exposição ao sol em excesso, utilizar protetor solar e cremes naturais que deixarão sua pele sempre hidratada e mais bonita ajudarão a retardar a perda de elasticidade da pele, deixando-a hidratada, evitando as rugas e conservará por mais tempo o colágeno encontrado.