Licopeno: para que serve e em quais alimentos encontrá-lo

O licopeno pode ser encontrado em alimentos avermelhados, como tomate, melancia e goiaba
O licopeno pode ser encontrado em alimentos avermelhados, como tomate, melancia e goiaba

Você já ouviu falar no licopeno? Ele é um dos antioxidantes mais poderosos que existem e faz parte do grupo dos carotenoides (substâncias responsáveis pela pigmentação de frutas, legumes e outros alimentos). O licopeno, em especial, é a substância que concede a cor vermelha e pode ser encontrado em muitos alimentos benéficos à saúde. Quer saber mais sobre esse antioxidante e onde encontrá-lo? É só continuar lendo!

Por ser um antioxidante, licopeno auxilia no combate ao câncer e ao envelhecimento celular

Os antioxidantes, como o nome já sugere, são substâncias que inibem a atuação oxidante dos radicais livres (moléculas que podem se associar a outras, levando-as à oxidação). Esse processo de oxidação é perigoso, pois faz com que as células do nosso corpo se desgastem mais rapidamente, levando ao envelhecimento precoce e a outras doenças, como catarata ou até mesmo câncer. Por isso, antioxidantes como o licopeno são tão importantes para a nossa saúde. Eles também ajudam a reduzir o colesterol "ruim" (LDL), a prevenir doenças do coração e controlar a pressão arterial.

Substância pode ser encontrada em alimentos como tomate, melancia, goiaba e pimentão vermelho

Para que você consiga consumir o licopeno no dia a dia, é importante conhecer em quais alimentos é possível encontrá-lo. Como já dissemos, esse antioxidante é o responsável pela pigmentação vermelha - ou seja, você consegue encontrá-lo em alimentos dessa cor, como o tomate, melancia, goiaba e pimentão vermelho. Uma boa dica é incorporá-los à sua rotina alimentar de alguma forma.

O tomate, por exemplo, é uma fruta cheia de substâncias benéficas: além do licopeno, ele possui vitamina A, C, minerais como cálcio e potássio (fundamentais para a saúde da estrutura óssea e muscular) e também o cromo, que ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Para ter um estilo de vida saudável, você pode consumir diariamente essa fruta em saladas, molhos e diferentes pratos.

Já a melancia e a goiaba são duas frutas muito saborosas e benéficas. A primeira é conhecida por ser diurética - já que tem uma grande quantidade de água, ajudando a hidratar, a eliminar toxinas e a desinchar o corpo. A goiaba, por sua vez, é uma excelente fonte de vitamina C, potássio e cálcio. Portanto, tente incluí-la no seu café da manhã e lanches da tarde.

Para temperar massas, carnes, risotos e outros pratos, uma boa dica é usar o pimentão vermelho. Fonte de licopeno, esse vegetal dá um toque saboroso às receitas e também é rico em outras substâncias benéficas: vitamina C, A e minerais como cálcio e ferro. Além desses alimentos, existem outros que possuem licopeno na composição, tais como o mamão, cenoura e o repolho roxo.

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