Qual carne tem mais colágeno? Saiba onde encontrar boas quantidades da proteína

Para aumentar a absorção de colágeno, a nutricionista recomenda preparar almôndegas de carne bovina e outras receitas com produtos de origem animal
Para aumentar a absorção de colágeno, a nutricionista recomenda preparar almôndegas de carne bovina e outras receitas com produtos de origem animal
Rossana C. Torales

Consultor:

Rossana C. Torales

Formada em Nutrição pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), é especializada em Nutrição Clínica Ortomolecular, Fitoterápica & Esportiva pela NUTMED

Para manter a saúde da pele e prevenir o envelhecimento precoce, é muito importante manter uma alimentação rica em colágeno. A boa notícia é que existem diversas formas de aumentar a absorção dessa proteína no organismo - basta manter a dieta adequada, de forma equilibrada. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Rossana Torales, que falou mais sobre as fontes de colágeno, seus benefícios e deu dicas para aumentar a produção da substância. Confira!

Afinal, por que o colágeno é tão importante para o organismo?

De acordo com a nutricionista Rossana Torales, o colágeno não traz benefícios apenas à pele, mas também a outras estruturas do nosso corpo. Por isso, é de suma importância incluir alimentos fontes dessa proteína na dieta. "O colágeno é uma proteína essencial para o corpo humano, pois serve para unir diferentes estruturas do nosso organismo. Ele fornece flexibilidade, elasticidade e resistência à pele, aos ossos e articulações", explica a profissional.

Miúdos, carnes vermelhas e peixes são fontes importantes de colágeno

Na hora de montar o cardápio das carnes, a maioria das pessoas costuma recorrer aos tipos mais comuns, como frango, alcatra, picanha, maminha, fraldinha e lombo. Mas você sabia que, muitas vezes, as opções mais inusitadas podem ser mais benéficas? De acordo com a nutricionista, os miúdos tendem a ser fontes importantes de colágeno. "Produtos de origem animal são os que têm um teor mais alto de colágeno - em especial, alimentos como pés de porco, focinho de vaca e caldo de osso. Outros tipos de carnes vermelhas e peixes também são fontes importantes da proteína. Uma boa dica, por exemplo, é preparar almôndegas ou saladas com carnes desfiadas", recomenda Rossana

"A fibra de colágeno tem a capacidade de se misturar com muitos tipos de substâncias e minerais. A combinação de colágeno com cristais de cálcio, por exemplo, possibilita a formação de uma estrutura rígida para os ossos. Na pele, o colágeno se mistura com a elastina e, assim, a estrutura resultante é modelada como uma rede, proporcionando elasticidade. No caso das cartilagens, também ocorre uma combinação com a elastina e outras substâncias. Assim, forma-se um gel que absorve os impactos produzidos pelos movimentos das articulações. Isso ocorre com todas as estruturas e tecidos do corpo", complementa a nutricionista.

Alimentos ricos em vitamina C e magnésio aumentam a absorção do colágeno pelo organismo

Além de montar uma dieta rica em colágeno, outra dica interessante é recorrer a alimentos que, de alguma forma, contribuam para a absorção da proteína no nosso organismo. De acordo com a nutricionista, existem opções de vegetais que ajudam a realizar a síntese adequada do colágeno, contribuindo para a saúde da pele e das articulações.

"Alimentos ricos em vitamina C e magnésio também ajudam a fabricar colágeno em nosso corpo. Frutas, verduras e vegetais verdes, como repolho e brócolis, contêm clorofila (pigmento presente em plantas verdes). Outros vegetais, como beterraba, pimentão, morango, cereja, framboesa, tomate e praticamente todo alimento com pigmentação vermelha também ajuda a produzir colágeno", finaliza Rossana.

Receitas:
Carne bovina
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