Quais são os alimentos mais ricos em ômega 3?

Conheça os alimentos mais ricos em ômega 3
Conheça os alimentos mais ricos em ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, ou seja, uma gordura poli-insaturada benéfica para a nossa saúde. De fato, esse nutriente traz muitos benefícios para o organismo e deve ser consumido com frequência, já que não é produzido pelo corpo. Além de regular a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares, como a maioria das gorduras boas, o ômega 3 atua em diversos outros aspectos da saúde humana. Ele faz bem para o cérebro, melhora a memória e o aprendizado, combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Esse ácido graxo pode ser encontrado em fontes de origem animal ou vegetal. Mas você sabe quais são os alimentos que mais contém ômega 3? Confira.

Alimentos ricos em ômega 3

1 - Peixes: os peixes de águas frias são uma das principais fontes desse nutriente. O arenque, o salmão, o atum, a sardinha e o linguado são algumas alternativas para quem quer garantir que não falte ômega 3 no organismo.

2 - Oleaginosas: as oleaginosas são as castanhas, nozes, amêndoas, pistache. Elas contém gorduras poli-insaturadas, incluindo o ômega 3. Para aproveitar ao máximo seus nutrientes e evitar que oxidem, o ideal é comprá-las com casca.

3 - Óleos vegetais: os óleos vegetais, como o azeite e o óleo de canola, também são uma ótima fonte desse ácido graxo. Inclusive, o óleo de canola tem poucas gorduras saturadas e a maior quantidade de ômega 3 entre os óleos.

4 - Sementes: linhaça, chia, cânhamo e outras sementes são uma excelente fonte de ômega 3. Elas também são ricas em fibras e podem ser utilizadas em receitas para almoço e jantar ou em vitaminas e iogurtes para o lanche.

5 - Camarão: além dos peixes, os frutos do mar - como os camarões e outros crustáceos - também são fonte desse nutriente. O ideal é optar pelos camarões frescos.

6 - Folhas verde escuras: os vegetais verdes também contém ômega 3. Couve, brócolis e espinafre são algumas opções para quem busca o ácido graxo em fontes vegetais.

7 - Leguminosas: leguminosas como feijão, soja, ervilha e grão-de-bico são outra opção de fonte de ômega 3, embora não sejam tão ricas nesse nutriente quanto as sementes ou as oleaginosas.

Existem também suplementos de ômega 3 - como as cápsulas de óleo de peixe ou de óleo de algas. Embora complementem a ingestão de ômega 3 em dietas que carecem desse nutriente, o ideal é sempre consumi-lo naturalmente através da alimentação. Os suplementos só devem ser utilizados quando indicados por um médico ou nutricionista.

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