Leve, nutritivo e saboroso: 7 tipos de peixes ideais para sua dieta

<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
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Peixes: Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
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<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.
<strong>Peixes:</strong> Têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana.

Leves, saudáveis, gostosos e altamente nutritivos. Manter a diversividade de peixes no cardápio diário das refeições, além de ser, gastronomicamente, uma saborosa opção, é, também um dos hábitos alimentares mais indicados àqueles que buscam qualidade de vida através da dieta. Com quase 4 mil espécies conhecidas, somente no Brasil, não é tarefa difícil compor um farto menu à base dessas iguarias!

Apesar de a procura por pescados viver crescimento no Brasil-de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) -, o consumo de peixes per capita aumentou cerca de 30% no país-o Ministério da Saúde adverte que nossa ingestão diária do alimento ainda é pouca quanto às recomendações nutricionais elaborada pela Organização Mundial de Saúde. A nutricionista Rossana Torales realça à importância da inclusão de peixes nas refeições.

"Por ter baixo teor de gordura, os peixes têm a carne mais indicada a ser digerida regularmente, de preferência de 3 a 4 vezes por semana. Eles são grandes fontes de proteínas e ômega 3. Possui nutrientes anti-inflamatórios e substâncias que ajudam na construção de tecidos e músculos. Além disso, também é fonte do complexo B12", destacou a profissional. Por causa disso, preparamos um pequeno menu com 7 tipos de peixes deliciosos para sua alimentação.


7 tipos de peixes ideais para a sua dieta saudável

- Dourado: Apelidado de "rei dos rios", o dourado tem propriedades que auxiliam na regeneração de tecidos, regula a pressão e o PH sanguíneos, facilitando os processos digestivos e as contrações musculares.

Nutrientes:
Cálcio, potássio e vitamina D.

- Garoupa: É rica em nutrientes que estimulam a fabricação dos glóbulos vermelhos e facilita o bom funcionamento do sistema neurológico, atuando tanto na formação dos neurônios quanto na transmissão dos impulsos nervosos. Deve ser incluída na alimentação infantil, principalmente durante o primeiro ano de vida, pois colabora na prevenção da deficiência de micronutrientes, como ferro e a vitamina D, essenciais à saúde e ao crescimento.

Nutrientes:
Fósforo, ômega 3, potássio, selênio, vitamina B6 e vitamina B12.

- Linguado: Peixe pequeno de corpo achatado e formato ovalado, o linguado tem ação antioxidante e atua no controle da deterioração celular.

Nutrientes:
Fósforo, iodo, niacina, selênio e vitamina B12 e vitamina E.


- Robalo: Peixe típico de rios que deságuam no mar, o robalo é também é considerado um bom alimento para questões estéticas, pois ajudam a manter a pele e os cabelos saudáveis. Além disso, sua ação antioxidante favorece o sistema imunológico.

Nutrientes:
Cálcio, vitaminas A, C e do complexo B.

– Salmão: A espécie é referência para a saúde do coração, ossos, dentes e regeneração dos tecidos. Os nutrientes presentes podem atuar em processos relacionados à prevenção de doenças.

Nutrientes:
Ferro, fósforo, magnésio, niacina, ômega 3, potássio, selênio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B12 e zinco.

– Sardinha: Suas propriedades contribuem para saúde cardiovascular, células nervosas e do tecido ósseo, sistema neurológico e fabricação de glóbulos vermelhos. Na gravidez, o ômega 3 presente na sardinha pode atuar evitando processos inflamatórios de endotélio e melhorando a circulação placentária.

Nutrientes:
Albumina, cálcio, ferro, fósforo, niacina, ômega 3, potássio, selênio e vitamina B12.

–Truta: Essa espécie só sobrevive em águas puras, o que o faz um dos peixes com menores riscos de contaminação. Atua na saúde de ossos e dentes, favorece a regeneração de tecidos e auxilia em processos digestivos e nas contrações musculares.

Nutrientes:
Cálcio, fósforo, ômega 3, potássio, selênio e vitamina A.


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