Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Integral, desnatado ou semidesnatado? Qual é o melhor leite para as receitas?
Guia Culinário 18/09/2017

Integral, desnatado ou semidesnatado? Qual é o melhor leite para as receitas?

Integral, desnatado ou semidesnatado? Qual é o tipo de leite que você mais utiliza em suas receitas? Considerado um daqueles ingredientes primordiais na culinária, esse tradicional produto é de suma importância para as preparações de delícias como bolos, tortas, panquecas, crepes, cookies, etc. Com variações e versões mais funcionais, saudáveis e nutritivas para a nossa saúde, é essencial identificar qual é a melhor opção para usarmos no dia a dia, pensando sempre em um plano alimentar equilibrado e de acordo com as necessidades de cada um.

A principal diferença entre as versões dos leites está na concentração de gordura em suas composições. Por isso, segundo a nutricionista Natália Vignoli, se pensarmos exclusivamente na consistência das receitas, o leite integral, com cerca de 3% de gordura, ainda leva vantagem em relação aos demais, pois facilita as “ligas” entre os ingredientes. Contudo, se a ideia for seguir as demandas de um plano alimentar mais saudável, o leite desnatado, que contém no máximo 0,5% de gordura, é o mais indicado. Dessa forma, a versão semidesnatada, pode servir de meio termo entre sabor e saúde, já que que possui apenas 1,5% de gordura.

“A gordura do leite permite que o alimento fique mais consistente, mais cremoso e mais denso. Entre o semidesnatado e o integral, a quantidade de gordura varia pouco, então muitas vezes, a gente orienta optar pelo semidesnatado, que tem benefícios e atende a essa redução de gordura. Já para as pessoas que precisam de uma grande redução de gordura, o leite desnatado é o mais indicado”, completa a nutricionista.

5 receitas saudáveis que podem ser feitas com leites semidesnatados ou desnatados

Clique nos links de cada receita para saber tudo sobre elas (ingredientes necessários, benefícios para a saúde e seus modos de preparo):

– Panacota com calda de tangerina

Pavê de cereal em barras e damasco

Panquequinhas integrais com morango e granola

Crepes integrais com creme de banana, nozes e passas

Pudim de tapioca com geleia de damasco

Os benefícios do leite para nossa saúde

O leite é o primeiro alimento que recebemos na vida. A bebida é a nossa principal fonte de cálcio, para atuar na saúde e no desenvolvimento dos nossos ossos, músculos e dentes. Além do mineral, também encontramos uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B, que fortalecem o sistema imunológico e atuam na prevenção de doenças.

Restrição à lactose – Embora seja um alimento altamente recomendado para a nossa saúde, algumas pessoas podem ser alérgicas à lactose, açúcar presente no alimento. Por isso, os intolerantes devem optar pelas versões livres da substância ou pelos leites de origem vegetal, como de soja, arroz, coco e amêndoas. “Caso o bebê seja alérgico à proteína do leite, a mãe que estiver amamentando também não deve consumir nenhum tipo de leite, nem o sem lactose. Elas devem excluir todos os leites e derivados.”, ressalta a nutricionista.