Dieta sem lactose: Como ter uma alimentação saudável evitando o leite de vaca?

A alimentação sem lactose é uma das mais utilizadas em dietas atualmente. Seja por causa de alergia e intolerância ao açúcar do leite ou por opção de vida, evitar a substância traz uma série de benefícios à saúde! Veja!
A alimentação sem lactose é uma das mais utilizadas em dietas atualmente. Seja por causa de alergia e intolerância ao açúcar do leite ou por opção de vida, evitar a substância traz uma série de benefícios à saúde! Veja!
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Carolina Xavier

Consultor:

Carolina Xavier

Nutricionista clínica e esportiva graduada pela UFRJ, possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness

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"Sem lactose" ou "zero lactose", o fato é que, cada vez mais, nós vemos esses termos destacados nos rótulos dos produtos alimentícios. E, não é por menos... Seja estilo de vida, como em dietas, por exemplo, ou, até mesmo, fatores patológicos que levam às alergias e intolerâncias ao leite e seus derivados, a procura por uma alimentação livre dessa substância aumentou consideravelmente nessa última década. Por isso, descubra quais são as vantagens de uma alimentação livre de lactose e como aderi-la de forma natural em sua rotina.

Em linhas gerais, a lactose é o açúcar natural encontrado no leite de vaca. Ele é digerido pela lactase, uma espécie de enzima essencial para essa absorção do leite em nosso organismo. Quando uma pessoa é intolerante ou alérgica à lactose, ela perde justamente a capacidade de produzir essas enzimas, causando uma "aversão" do corpo à substância. A nutricionista Carolina Xavier explica os fatores mais importante para aderirmos uma dieta sem lactose:

"Para a dieta sem lactose é importante o uso de produtos lácteos que contenham a lactase, que é uma enzima que tem o papel de quebrar o açúcar do leite (lactose) e evitar o aparecimento dos sintomas como diarreia, gases e barriga inchada em pessoas intolerantes. No mercado encontramos a linha zero lactose ou "lacfree" que traz requeijão, queijos, leite e iogurtes. Temos que verificar os rótulos dos produtos que geralmente indicam a ausência da lactose, por isso, recomendo que leia os ingredientes. Sempre escolha os iogurtes com menos ingredientes e com nomes simples de ler, pois são mais naturais e saudáveis", reitera a profissional.

Iogurtes sem lactose são boas alternativas

Para quem não abre mão de um delicioso iogurte nos lanches ou no café da manhã, existem boas opções do produto livre de lactose para acrescentar no seu dia a dia e na sua alimentação saudável. "Os intolerantes à lactose conseguem ingerir 12 g de lactose por dia, o que equivale a 1 copo de leite de 240 ml. Os iogurtes sem lactose são boas opções para quem não quer abrir mão dos derivados do leite. Inclua nos pequenos lanches para segurar a vontade de comer doce, pois, além de ajudar o intestino a trabalhar, é uma fonte de proteína para a manutenção de massa magra e de cálcio para o fortalecimento dos ossos. Além disso, promove saciedade por conta da sua consistência e auxilia no controle do peso. Com esse calor é muito bom para comer um iogurte bem geladinho e saboroso. Fica a dica!", indica a nutricionista.

Leites vegetais contribuem com um organismo saudável

Seja de coco, soja, aveia ou amêndoas, os leites vegetais ganharam um espaço maior no cardápio das pessoas que possuem intolerância à lactose. Fonte de importantes nutrientes, eles podem ser facilmente produzidos em casa ou encontrados nos mercados com facilidade e ainda dá pra fazer uma alternância de sabores. Conheça as opções, confira os benefícios e veja como acrescentá-los no seu dia:

- Leite de coco

- Leite de aveia

- Leite de soja

- Leite de amêndoas

- Leite de arroz

Invista nos alimentos fontes de cálcio

O cálcio é um mineral é de suma importância para o fortalecimento e manutenção dos nossos ossos, dentes e músculos, por isso, quando excluímos o leite e seus derivados da nossa alimentação é imprescindível que a gente invista em alimentos que possuam a substância, tais como: espinafre, castanha do Pará, brócolis, quiabo, grão de bico, sardinha e bacalhau.

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