Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite de soja: Como aproveitar melhor o alimento?
Guia Culinário 28/01/2015

Leite de soja: Como aproveitar melhor o alimento?

O leite de soja é um extrato vegetal com um elevado valor nutricional e rico em proteínas. Porém, o uso do termo “leite” para essa bebida ainda é questionável, já que a definição de leite vem de emulsão animal de proteínas com gorduras. Controvérsias a parte, incluir a bebida nos padrões de uma alimentação saudável é uma ótima opção para quem é alergico à versão animal, ou para quem deseja manter uma dieta mais balanceada eficaz. A nutricionista enumera uma lista de benefícios deste alimento na rotina diária, confira:

Benefícios da soja para nutrição

Ela oferece ômega-6 e ômega-3 (ácidos graxos essenciais que é benéfico para a pele, pressão alta, asma e diabetes).

Ela é usada como uma boa fonte de proteína para crianças em desenvolvimento. Como ela é rica em proteína, é utilizada no treinamento de vários esportes para contribuir com o crescimento muscular.

Alguns estudos afirmam que o consumo de leite de soja ajuda no controle da diabetes e do colesterol alto, a combater a osteoporose além de diminuir os riscos de doenças do coração.

Ele ainda é a ótima opção para quem for alérgico a proteína do leite de vaca ou intolerante a lactose, podendo também ser interessante para quem segue uma dieta vegana.

A nutricionista indica que o leite de soja pode ser consumido durante a manhã, já garantido um pequeno suporte proteico para o resto do dia.

Benefícios da soja para o colesterol e os ossos

A soja ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue, beneficiando o coração. Os alimentos a base de soja não contém colesterol, além de fornecerem isoflavonas que ajudam no bom desenvolvimento do sistema esquelético.

Mesmo sendo rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e tendo uma pequena concentração de cálcio, o leite de soja não é o mais indicado para idosos, crianças e gestantes, apenas se a indicação seja feita por um médico ou nutricionista.

Aprenda receitas saudáveis com leite de soja.