Derivados do leite: Descubra 8 laticínios muito importantes para a nossa vida!

O leite e seus derivados são essenciais para a nossa alimentação. Veja os principais exemplos desse grupo alimentar, seus nutrientes e benefícios para a saúde.
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Carolina Xavier

Consultor:

Carolina Xavier

Nutricionista clínica e esportiva graduada pela UFRJ, possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness

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O leite e os seus derivados fazem parte da lista de alimentos essenciais para o nosso bem-estar. Durante toda a nossa vida, independente da idade, necessitamos da ingestão de alguns nutrientes e, dentre eles, o cálcio é um dos mais importantes. Por isso, o Conquiste sua Vida separou 8 dos melhores derivados do leite para completarem a sua alimentação saudável. Confira!

O ser humano é o único mamífero que tem a necessidade de ingerir o leite durante toda a sua vida, isso porque no período da nossa infância, o leite materno é o alimento primordial para o crescimento e desenvolvimento da criança. Ossos e dentes, por exemplo, necessitam da ingestão do cálcio para progredir e permitir a construção de reservas necessárias para o futuro.

Já durante a fase da adolescência e o início da fase adulta é quando o nosso corpo precisa fortalecer os ossos que ainda estão sendo formados, auxiliando a prevenção da osteoporose no futuro. Além disso, após os 30 anos, ocorre a perda de cálcio no organismo e para manter uma vida saudável devemos investir no consumo das principais fontes do mineral.

A nutricionista clínica e esportiva Carolina Xavier separou alguns dos mais nutritivos e completos derivados do leite para acrescentar propriedades benéficas à sua alimentação saudável. Confira a importância de cada um deles e veja qual se adequa para incluir no seu dia a dia.

8 derivados do leite para a nossa alimentação

Iogurte: Consistência cremosa, tem a função de regularizar o intestino, fortalecer os ossos por conter cálcio, rico em proteína, facilmente digerido e substituto de cremes para adicionar na sobremesa ou em diversas preparações.

Queijo minas: Contém cálcio que fortalece os ossos, possui menos gordura que os queijos amarelos, saboroso e pode ser acrescentado em diversas receitas. "Escolha a versão que tenha menos sódio possível.", ressalta a profissional.

Queijo cottage: Utilizado nas dietas para perda de peso, pois possui baixo teor de gorduras, rico em proteína e cálcio.

Coalhada: Parte sólida da coagulação do leite, equilibra a flora intestinal, facilmente digerido, ajuda nos casos de intolerância a lactose. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose que o leite.

Manteiga: Por apresentar gordura ela favorece a absorção das vitaminas lipossolúveis presentes nela tais como a vitamina A que tem a função de proteger a visão, vitamina D que evita o aparecimento de osteoporose e vitamina E que é um antioxidante potente. Escolha a versão sem sal e utilize de forma moderada para evitar problemas cardiovasculares e ganho de peso.

Ricota: Não é feita diretamente do leite, mas do soro do queijo, o que faz com que ela tenha um alto teor de soro de proteínas. Muito utilizado em dietas, pois possui baixo valor calórico, baixo teor de gordura e sem sal. Contém cálcio que fortalece ossos e dentes.

Requeijão: Não possui tanto cálcio e proteínas, portanto é bom combinar sempre com um queijo branco. Atenção com a quantidade de gordura, pois deve ser usado com moderação.

Muçarela de búfala: Derivado do leite de búfala. "Tem menos colesterol, possui cálcio, proteínas e outras vitaminas. Boa alternativa para intolerantes a lactose.", finaliza a nutricionista.

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