Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurte para todas as idades! Por que devemos consumi-lo por toda a vida?
Guia Culinário 02/08/2016

Iogurte para todas as idades! Por que devemos consumi-lo por toda a vida?

Iogurte é para criança? Sim, claro, mas, além disso, o seu consumo é bom e, principalmente, essencial para todas as idades! Independente da faixa etária, esse poderoso alimento é fonte de nutrientes essenciais e peculiares para cada etapa da nossa vida. Extremamente versátil, acrescentá-lo na rotina alimentar significa incluir mais do que sabor e opções de consumo, é proporcionar saúde e bem-estar.

Durante todas as fases da nossa vida, o corpo necessita da absorção de certos nutrientes, e o cálcio, um dos mais presentes no iogurte, é um daqueles elementos denominados “fundamentais”. Por isso, tanto na infância, na juventude, na fase adulta ou na terceira idade, sua ingestão é essencial para o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e dentes, ajudando também a melhorar a imunidade do corpo contra doenças e enfermidades corriqueiras do dia a dia.

O iogurte pode e deve ser consumido por todos nós, ainda que digam o contrário. Há muitos artigos falando que adulto não deve consumir derivados de leite, o que eu não concordo pois são fontes de vitaminas e minerais fundamentais para a nutrição do nosso corpo”, explica a nutricionista Luciana Fiorese.

Além de aumentar a resistência do corpo, exterminando micro-organismos causadores de doenças, os componentes do iogurte melhoram a integridade da mucosa intestinal e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde, independente da idade. “Todo iogurte é produzido a partir de pelo menos dois tipos específicos de cepas bacterianas, que atendem por nomes complicadíssimos: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Ambos reforçam o exército de bactérias benfeitoras que o intestino alberga, chamado de flora ou microbiota intestinal”, analisa a profissional.

Mais benefícios do cálcio para cada etapa da vida

O cálcio não só é responsável por fortalecer ossos e dentes. O mineral também tem outras funções importantes no nosso organismo. Ele age, por exemplo, na comunicação entre as células nervosas e participa do processo de coagulação sanguínea, ajudando na cicatrização de feridas e sendo essencial na contração muscular.

“O cálcio equilibra a pressão arterial e contribui para a dilatação dos vasos: o coração fica protegido. O cálcio, no iogurte, é mais abundante do que em muitos outros laticínios. Em 200 g de iogurte natural há 345 mg de cálcio; um copo de leite (250 ml) contém cerca de 307,5 mg do mineral. Uma fatia de 30 g de queijo branco tem 205,5 mg de cálcio”, destaca a nutricionista.

Iogurte ainda ajuda na perda de peso

Por ter poucas calorias – 69 kcal em 100 g (na versão natural e integral) – , o iogurte também é uma ótima aliada na hora do lanche ou no café da manhã. Há diversos estudos relacionandos ao consumo do mineral para questões de emagrecimento e perda de peso. “Pesquisas atestam que altos valores de índice de massa corporal (IMC), que classifica o peso, são cada vez menos frequentes à medida que a ingestão de cálcio está mais próxima dos patamares recomendados. O que acontece é que seu consumo adequado ajuda no controle de peso em adultos quanto em crianças”, enfatiza a profissional.