Dieta da sopa para o inverno: Saiba como começar!

<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
Sopa no inverno: A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
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<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.
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<strong>Sopa no inverno:</strong> A estação mais fria do ano é a oportunidade perfeita para incluir as sopas em sua dieta. Além de saborosas, as iguarias apresentam diversos benefícios nutricionais à saúde.

Sopa e inverno. É impossível não relacionar os dois quando a estação mais fria do ano começa a interferir em nosso dia a dia. Servidas de forma quentinha e com cada vez mais opções e sabores diferentes, muitos aderem a dieta da sopa durante essa época , contudo, há de se ter equilíbrio. Apesar de ter nutrientes de sobra para serem aproveitados, o prato só será totalmente benéfico à saúde, caso seja inserido nos padrões de uma alimentação correta e balanceada.

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, as sopas são belas opções para elaborar cardápios durante o inverno. Ela ressalta os valores nutricionais da iguaria, no entanto, alerta para a necessidade de outras composições complementares. "Sopas podem fazer parte do cardápio, porém não podem ser mais que uma vez por dia no lugar de refeições principais como almoço ou jantar. Para a sopa fazer parte do cardápio de forma saudável, é necessário que se mantenha alimentações balanceadas durante o dia todo, com refeições importantes e fracionadas a cada três horas", destacou a especialista, explicando, por exemplo, como devemos incluir o prato no jantar.

"No período noturno, pode se tomar aquela sopinha creme de legumes orgânicos variados com um tipo de carboidrato como o inhame, mandioca, baroa, cará, macarrão integral e não esquecendo de acrescentar uma fonte de proteína como frango desfiado, carne moída ou até mesmo acrescentar ovos (ou somente claras) durante o cozimento da sopa. Desta forma a sopa se torna leve (pouco calórica), nutritiva e de fácil digestão", salientou.

Melhores sopas para o seu cardápio


De acordo com a nutricionista, as melhores sopas a serem incluídas do cardápio, são aquelas com mais de dois legumes em sua composição (abobrinha, chuchu, couve, brócolis, couve-flor, quiabo, cenoura, beterraba, etc), acrescentando como base, um tipo de carboidrato (como os já citados anteriormente) ou ainda, um tipo de leguminosa (feijão preto, marrom, lentilha, ervilha ou grão-de-bico). Por fim, uma proteína: frango desfiado, carne moída, ou ovos. Pode, ainda, ser acrescentada uma torradinha de pão integral para acompanhar.

Veja uma lista com boas sopas nutritivas


- Sopa de alho-poró:
O alho-poró, que mais parece com a cebolinha, possui vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, fósforo, potássio, cálcio. Contém a substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico.

- Sopa de legumes: Os legumes não podem faltar em uma dieta saudável, pois são excelentes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimas para comer, inclusive os talos.

- Sopa de cenoura: Com pouca quantidade de calorias, é excelente aliada ao emagrecimento. Ajuda também a prevenir doenças cardiovasculares, porque é rica em carotenoides, além de reduzir colesterol, pela riqueza em fibras.

- Sopa de abóbora: É rica em vitamina A, que é um poderoso antioxidante. O consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

*Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri

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